Pular para o conteúdo principal

Fala Rosier

28.04.2014

Projeto Sete Cumes

Cearense Rosier Alexandre vai realizar nova expedição para escalar o Everest

O montanhista quer ser o quarto brasileiro a escalar os sete cumes mais altos de cada continente e o primeiro nordestino a atingir o topo do Everest

O montanhista cearense Rosier Alexandre, 45 anos, estava no Campo Base do Everest quando uma avalanche vitimou 16 pessoas, no dia 18 de abril. Rosier estava tentando realizar a última etapa do projeto Sete Cumes, que consiste na escalada da maior montanha de cada continente. Rosier já agraciou o Ceará com o título de único estado brasileiro a ter a sua bandeira aberta no cume de seis continentes diferentes: América do Sul, África, Europa, Oceania, América do Norte e Antártida, além do maior vulcão da terra, o Ojos del Salado (6.893m) e agora parte para a etapa final: o Everest, com seus 8.848 metros de altitude. O montanhista tem como um dos patrocinadores do projeto, o Sistema FIEC, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/CE).

Rosier realizará nova expedição para chegar ao topo do mundo entre abril e maio de 2015. Com a escalada do Everest, o Ceará terá sua bandeira aberta no cume de todos os continentes e Rosier será o quarto brasileiro a escalar os sete cumes. O primeiro homem a escalar os Sete Cumes foi o americano Dick Bass, que concluiu o feito em 1985. Depois disso, montanhistas de todo o mundo sonham refazer a saga. Dezenas de brasileiros iniciaram o projeto e desistiram. Hoje, cerca de dez, apenas, estão nesta corrida. Rosier está entre eles.

Descendente de uma família de agricultores, nascido na zona rural num pequeno casebre de taipa em meio à caatinga sertaneja, trabalhou como agricultor até os 15 anos, foi engraxate e vendedor de frutas, saiu do anonimato para entrar para história quando se tornou o primeiro montanhista do N/NE a escalar o Aconcágua (6.962m), a maior montanha da terra, fora da Ásia.

Atualmente Rosier divide o seu tempo entre família e a direção de uma empresa de consultoria, coordenação de treinamentos vivenciais, palestras motivacionais e o Projeto Sete Cumes.

SOBRE O EVEREST

O Everest é a maior montanha sobre a superfície da Terra. Está localizado na cordilheira do Himalaia na fronteira entre a China (Tibet) e o Nepal. Está situado no topo do mundo, elevando-se a 8.848 metros acima do nível do mar.

Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu) e eu tibetano Chomolangma ou Quomolangma (mãe do universo)

Sua altitude foi medida em 1852 por um matemático e topógrafo Bengali chamado Radhanath Sikhdar que determinou que o "Pico XV", como era chamado, era o ponto mais alto da Terra. Em 1865, a descoberta de Sikhdar foi confirmada. O topógrafo geral da Índia, Sir Andrew Waugh renomeou a montanha para Monte Everest, uma homenagem ao Sir George Everest, o topógrafo geral anterior e supervisor dos trabalhos de topografia original que relacionaram o "Pico XV".

ROTA DE ASCENSÃO
Rosier fará a ascensão pela face sul, no Nepal a rota utilizada por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953, os primeiros homens a pisarem no cume do Everest.

EXPEDIÇÕES REALIZADAS POR ROSIER
Cerro Vallecitos (5.500m) – Dez/2004 – Cume
Aconcágua (6.962m) – Jan/2005 – Até 6.700m
Aconcágua (6.962m) – Jan/2006 – Cume
Ojos del Salado (6.893m) – Fev/2008 – Até 6.700m
Huayna Potosi (6.088m) – Jan/2009 – Cume
Ojos del Salado (6.893m) – Fev/2009 – Cume
McKinley (6.194m) – Jun/2010 – Até 6.131m
Kilimanjaro (5.895m) – Mar/2011 - Cume
Elbrus (5.642m) – Ago/2011 – Cume
Carstensz (4.884m) – Fev/2012 – Cume
McKinley (6.194m) – Jun/2012 – Cume
Vinson (4.892m) – Jan/2013 – Cume

OS SETE CUMES
Ásia – Monte Everest (8.848m)
Maior montanha do mundo. Localizada na Cordilheira do Himalaia, entre China e Nepal.
América do Sul - Monte Aconcágua (6.962m)
Ponto mais alto das Américas e do Ocidente, localizado na Argentina. Tem aspecto piramidal com três faces. A menos perigosa é a face noroeste. A mais perigosa está ao sul, com abismos de mais de 2 mil metros.
América do Norte – Monte McKinley (6.194m)
Considera da montanha mais fria da Terra, pela proximidade com Círculo Polar Ártico. Há registros de temperaturas de até 100°C negativos no cume e ventos de mais de 100km/h.
África – Kilimanjaro (5.895m)
Localizado na Tanzânia, é uma das montanhas mais isoladas da Terra. A região que abrange o Kilimanjaro registra temperaturas elevadas, mas o cume ainda é coberto de neve. A camada de gelo vem diminuindo ano após ano.
Europa – Monte Elbrus (5.642m)
Situado entre os mares Negro e Cáspio, na Rússia, é um vulcão extinto. Por conta do derramamento de lava, suas encostas são bastante irregulares.
Oceania – Monte Carstensz (4.884m)
É a única das sete montanhas formada exclusivamente por rochas. Localizada na Ilha de Nova Guiné, região habitada por guerrilheiros políticos e tribos primitivas.
Antártida – Vinson (4.897m)
É o ponto culminante do continente gelado, a 1.000 km do Pólo Sul. Com temperaturas médias de 30°C abaixo de zero, a montanha é composta por camadas de gelo tão lisas quanto vidro.

Danubia Pereira
PROJETO SETE CUMES
(85) 8814.0753 - 9711.6600
www.rosier.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".