Pular para o conteúdo principal

Escreve Cid Gomes

O governador Cid Gomes foi condecorado nesta quinta-feira (22), pela Medalha Mérito Industrial. A comenda foi entregue pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Macêdo. Foram também homenageados os industriais Francisco Demontiê Mendes Aragão e Valdelírio Pereira de Soares Filho. Cid Gomes agradeceu a medalha em nome dos homenagedos.




Confira a íntegra do discurso:

Fiec 2014 3"Ser homenageado é uma experiência que a muitos envaidece. Para mim, além de ser motivo de orgulho, a  Medalha do Mérito Industrial, dada sua origem nobre e a grandeza de quem a concede, tem o condão de reforçar responsabilidades e compromissos com o Ceará e seu povo.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará desfruta de imensurável prestígio e credibilidade, um bem imaterial alicerçado em uma história mais que sexagenária, cujo primeiro capítulo foi escrito em maio de 1950, quando o Ministério do Trabalho expediu a carta de reconhecimento da nova entidade.

Ao ser criada, a FIEC reuniu os sindicatos da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral; da Construção Civil; da Indústria de Calçados; da Indústria de Tipografia e de Alfaiataria e Confecção de Roupas para Homens. Materializava-se, dessa forma, um sonho acalentado, desde os anos 40, pelos industriais cearenses, que ansiavam pelo surgimento de um organismo que os aglutinasse, potencializando suas forças e sua capacidade de gerar riquezas para o Ceará. Estou certo, senhoras e senhores, de que o nosso Estado não teria hoje esse dinamismo, essa capacidade de crescer e produzir, esse protagonismo na economia regional e nacional, se aquela iniciativa houvesse malogrado.

Muito pelo contrário, o que aconteceu foi a vitória da abnegação. Em 64 anos, a FIEC consolidou-se, ampliou extraordinariamente o seu perfil institucional, suplantou as incontáveis crises conjunturais, semeadas ao longo da história do nosso País, e se tornou a maior entidade de classe do Ceará. Hoje, é um fórum de modernidade, aberto à discussão produtiva, e sempre mobilizado, promovendo ações que objetivam o desenvolvimento sustentável do Estado.
Ao lado de seus companheiros de Diretoria, o meu amigo, o Presidente Roberto Proença de Macedo é o continuador dessa crônica de realizações, que se mescla com a própria história do Ceará moderno.

Um breve olhar sobre a lista de personalidades já agraciadas com a Medalha do Mérito Industrial, desde sua criação, em 1974, revela um elenco de personagens que se distribuem pelos mais variados setores da sociedade e que, de fato, ajudaram a escrever a nossa história contemporânea. Ali se encontram, dentre outros, governadores, reitores, figuras do mundo político, ministros, banqueiros e economistas, ao lado dos mais destacados representantes da indústria.

Para mim – e, decerto, para os companheiros que dividem comigo, nesta noite, o pódio dos homenageados – é uma honra muito grande ser incluído naquela galeria. Daí o sentimento a que me referi, no início, de que redobram minhas responsabilidades, ao ser distinguido, pelo Sistema FIEC, no Dia da Indústria, com a Medalha do Mérito Industrial.

A satisfação pessoal é ainda maior pelo fato de aqui me encontrar lado a lado com os industriais Francisco Demontiê Mendes Aragão e Valdelírio Pereira de Soares Filho.

O primeiro, que divide comigo a sorte de ser sobralense, lidera um grupo sólido, firmado sobre a rocha da competência, embasado no mármore da criatividade e da visão ambientalista. É com o granito da competência que ele edificou seu pedestal nos mercados nacional e internacional, revelando ao mundo que, apesar das adversidades, mesmo quando há pedras no caminho, os cearenses não hesitam em avançar, em construir, em realizar.

Valdelírio Filho trouxe, dos sertões de Crateús, o DNA da criatividade. O Ensino Técnico – no qual o Governo do Estado tanto tem investido recursos em anos recentes – aprimorou nele o gosto pela pesquisa e a inovação. Enveredou pelos caminhos da tecnologia de ponta e, graças à sua ousadia, o Ceará passou a produzir sistemas operacionais e hardwares, interfaces, drives de disco e no-breaks inteligentes. Inquieto, transferiu-se para o setor imobiliário e já atua no mercado do turismo. Ou seja, é um cearense da mais pura estirpe, daqueles que não hesitam em explorar novos caminhos.

Senhoras e senhores, explica-se, a partir desta pequena amostragem, o dinamismo da indústria cearense em nossos dias. Capitaneado por essa força viva que é a FIEC, o setor industrial cearense tem sabido crescer, avantajar-se nos contextos regional e nacional, assumindo responsabilidades sociais e ambientais, gerando milhares de empregos e assim ajudando o Ceará a escalar um novo patamar de desenvolvimento.

É alentador constatar que a indústria cearense apresentou, no primeiro trimestre deste ano, expansão de 1,2% na produção física, em comparação com o igual período de 2013, obtendo, mais uma vez, resultado superior à média nacional, que foi de 0,4%. Isto, reconheça-se, apesar de uma política econômica demasiado parcimoniosa em incentivos e de uma carga tributária que, no Brasil, lamentavelmente, pesa cada vez mais sobre os ombros de quem produz.
Entre os diversos setores, destacou-se o ritmo de expansão da indústria de vestuário (20,0%); petróleo, derivados e álcool (16,5%); produtos de metal (9,1%); bebidas (9,1%) e alimentos (9,0%). Não poderia perder esta oportunidade de me congratular com cada um dos responsáveis por esse desempenho.

Estamos, sem dúvida, no caminho certo. Nossas aspirações – as do setor produtivo, assim como as do Governo do Estado – são de elevar o nível de desenvolvimento socioeconômico, gerando mais oportunidades para todos. Meu grande desafio, aquele que guiou minhas ações desde o primeiro dia da atual gestão, foi reverter uma situação intolerável para nós, cearenses, representada pelo fato de somarmos 4% da população do País e representarmos apenas 2,1% do PIB nacional.

Com os investimentos que temos multiplicado em anos recentes, ampliando o Complexo Industrial e Portuário do Pecém; fazendo surgir o Polo Siderúrgico; construindo centros de eventos e aeroportos; abrindo e alargando estradas; fazendo surgir o Cinturão das Águas, o Cinturão Digital e os parques eólicos; construindo dezenas de policlínicas, unidades de pronto atendimento e centros de especialidades odontológicas, além de grandes hospitais regionais; implantando uma centena de escolas de Educação Profissional; com todo este esforço, o que temos realizado é uma obra indestrutível, cujos resultados positivos só tendem a se desdobrar, beneficiando todos os estratos sociais.

As largas estradas abertas para a educação e para a saúde são as mesmas por onde vão trafegar os motores do crescimento na indústria e na prestação de serviços, porque não existe desenvolvimento econômico sustentável sem um avanço das políticas sociais e sem a consequente melhoria nas condições de vida da população. É esta sincronia que temos perseguido, que estamos alcançando, e que começa a gerar frutos promissores.

O Ceará é hoje um Estado que cresce mais que a média do País e isto não é obra do acaso. Resulta de estratégias bem delineadas, realistas e, por vezes, até ousadas. Resulta do gênio criativo do nosso povo, de sua coragem, de sua capacidade de trabalho. Resulta da atuação de um setor produtivo competente, criativo, atento à inovação, e que soube modernizar-se e acompanhar as transformações em escala global. A FIEC, o espírito do FIEC, plasma este Ceará do Século 21.

Por tudo isto, senhoras e senhores, me sinto muito honrado com a homenagem desta noite, partilhada, para minha satisfação, com Francisco Demontiê e Valdelírio Filho. Em meu nome e em nome dos companheiros homenageados, dirijo sinceros agradecimentos à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, na pessoa do seu presidente, Roberto Macedo.

Exibir no peito a Medalha do Mérito Industrial nos torna personagens da história desta Casa e este é um papel que assumimos com muito senso de responsabilidade, pois a distinção vem nos colocar em companhias de personalidades a quem sempre admiramos. Raul Barbosa, Virgílio Távora, Edson Queiroz, Antônio Martins Filho são só alguns dos ícones dessa galeria ilustre, que, por sua grandeza, emprestam enorme importância à comenda. Portanto, prezados Demontiê e Valdelírio, teremos que nos desdobrar, doravante, para fazer jus à insigne medalha que agora brilha em nosso peito, e à confiança daqueles que, na cúpula da FIEC, avalizaram os nossos nomes”.

Fiec 2014 2

Cid Ferreira Gomes
Governador do Estado do Ceará

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".