Pular para o conteúdo principal

PCdoB

Uma manhã de homenagem e de apoio ao mandato da presidenta Dilma. Este foi o tom da abertura da 17ª Conferência Municipal do PCdoB de Fortaleza, que se realizou ontem, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e prossegue hoje.
O encontro marca o encerramento de debates que, na capital cearense, ao longo dos últimos dois meses, reuniu mais de mil filiados mobilizando cerca de 80 assembleias de bases, processo que elegeu 120 delegados (as) à Conferência Municipal.
O ato começou com a aprovação, por unanimidade, do regimento interno da Conferência. Francinet Cunha, atual presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza, destacou o momento importante para a mobilização da militância comunista. “Neste cenário de crise política e econômica, queremos pensar os rumos do Partido não só para 2016, mas para o futuro, no Brasil, no Ceará e em Fortaleza. Precisamos, no mínimo, aumentar nossa bancada de vereadores e nosso principal desafio só será possível com a participação de cada companheiro atuando de forma concreta”, destacou.
Viviane Rodrigues, secretária de organização do PCdoB de Fortaleza, também enalteceu o esforço coletivo do Partido “que se mobilizou para debater os rumos do país e do Partido”. “Temos uma gama de filiados comprometidos com a construção coletiva, com a política do nosso Partido”, ratificou.
Homenagem
A abertura da Conferência Municipal homenageou o histórico militante Israel Sales Bastos, falecido em junho deste ano. Seu Israel, como ficou conhecido, era o mais antigo filiado comunista cearense, membro do Partido desde 1946, e teve destacada atuação como liderança camponesa no interior do Estado e, mais tarde na capital, onde trabalhou como relojoeiro.
Em nome da família, que recebeu uma placa em homenagem ao pai, Israel Junior agradeceu o reconhecimento do pai que teve a história de vida dedicada ao PCdoB. “Ele sempre foi ligado ao Partido. Era um homem diferenciado, cuja realidade era ser comunista. Temos orgulho imenso de sua batalha. Mais que o exemplo de militante, falo aqui do amigo, do professor que estará sempre presente na nossa luta cotidiana por um Brasil melhor”, afirmou.
“Construir nosso futuro no presente”
Após a homenagem, foi iniciado o ato político de abertura da 17ª Conferência do PCdoB de Fortaleza, “Contra o Golpe – Em Defesa da Democracia”. Francinet Cunha destacou que a plenária final reúne não só os delegados e delegadas eleitos ao longo do processo, mas “acima de tudo a militância do Partido, convocada a enfrentar e continuar levantando a bandeira da democracia”. O dirigente comunista ressaltou ainda que o PCdoB deve estar preparado para os próximos embates, em especial as eleições de 2016. “Devemos qualificar a ação política das nossas organizações sociais para darmos passos importantes na construção de uma cidade melhor e mais justa. Vamos juntos para um debate franco, com propostas. Precisamos e temos que construir nosso futuro no presente”.
Membro do Comitê Central do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (o Patinhas) enalteceu a construção das conferências municipais. “Estamos realizando encontro como esses em 2.500 cidades, onde discutimos com nossa militância, filiados e amigos como vamos nos organizar e enfrentar esta direita golpista e conservadora. Está no DNA do PCdoB a luta pela democracia e queremos falar para o povo as nossas propostas. Convocamos todas as forças aliadas, setores progressistas e movimentos populares a se engajarem na luta em defesa da democracia e do mandado da presidenta Dilma. Depois dessa conferência, o PCdoB certamente será outro Partido, mais forte e mais convicto”. Patinhas destacou que a chegada de novos filiados que se somam à forte militância comunista. “Neste cenário de acirramento da luta de classes no Brasil, onde a direita está mostrando a sua cara, o PCdoB surge renovado para reforçar a luta em defesa do país, dos trabalhadores e da democracia. E estas conferências ajudam o Partido que tem a cara e a coragem do Brasil”.
Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, enalteceu a iniciativa do comitê municipal de Fortaleza em homenagear Seu Israel. “Aí está a força do nosso Partido: nos militantes, que lá na comunidade, no distrito, na fábrica, no banco, na escola, na universidade, agregam outros companheiros para reforçar a luta. E esta é a nossa grande questão: organizar a nossa militância onde o povo está”, ressaltou.
O dirigente comunista falou sobre a crise do sistema capitalista que tem preocupado o mundo, com característica reacionária e conservadora. “O que acontece no Brasil também acontece na Venezuela e na Argentina, por exemplo. Esta crise política, que trouxe a dificuldade econômica, é fruto dessa crise mundial do Capitalismo. O PCdoB soma-se aos milhares de brasileiros que lutam pela independência, aos que defendem a pátria livre, soberana e independente e democrática”. Paes encerrou sua intervenção destacando que o Partido, neste processo de conferências, sai mais “fortalecido e convicto da necessidade do Socialismo”. “Certamente teremos mais disposição para a luta, para estudar nosso programa socialista e os clássicos do Marxismo. Isso nos dará os instrumentos para fazermos o bom combate e fortalecerá nossa luta de ideias para a transformação social que defendemos”.
Mais participações
Representando a CTB, Robério Ximenes destacou a mobilização popular da classe trabalhadora, ocupando as ruas, na defesa do mandato legítimo da presidenta Dilma. Ivo Braga, membro da UNE, relembrou o processo difícil das últimas eleições, “uma das mais disputadas, marcada por forte mobilização popular, que emplacou a 4ª vitória das forças progressistas e populares do país e impôs a 4ª derrota aos que defendem o golpismo”. “Nosso principal desafio é garantir a legitimidade do mandato de Dilma, apesar da turbulência política. Mesmo com dificuldades, o país tem avançado, e temos potencial de melhorar ainda mais. O PCdoB tem envergadura moral e histórica de defender este papel”.
Natanael Mota, presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, destacou a importância de reforçar a mobilização popular em torno da defesa do governo de Dilma. “Este é o desafio para quem acredita no Brasil de verdade, que busca uma cidade para todos, para a periferia, para os trabalhadores e movimentos sociais, para gente que ajude a contribuir para que verdadeiramente a gente avance nas políticas públicas”.
“Ser comunista é um estado de espírito”. Citando José Saramago, o vereador de Fortaleza, Evaldo Lima também enalteceu a homenagem a Seu Israel, “referência de luta e de sensibilidade”. Líder do Prefeito na Câmara, Evaldo destacou ações da Prefeitura, que não tem medido esforços para melhorar a vida do povo de Fortaleza. O parlamentar comunista encerrou citando Che Guevara. “O verdadeiro revolucionário é movimento por grandes sentimentos de amor”.
Representando o Comitê Central do Partido, o ex-senador e atual secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda enalteceu o processo de conferências e destacou que o PCdoB enfrenta, com coragem, debates difíceis, tanto no plano local quanto no plano nacional. “Estamos convencidos das razões que nos levam a defender este caminho em torno de Dilma e de Lula, pois ele representa o programa mais avançado no Brasil”. Destacando a data que marca a o início da Revolução Bolchevique e o aniversário de Francisco Monteiro (Chico Passeata), que se vivo estaria completando 68 anos, Inácio ratificou: “Esse é o nosso time, esta é a nossa turma. Vamos com vontade disputar as eleições em 2016, momento em que o Brasil mais discute política. Teremos debates novamente acirrados, mas estaremos convictos de qual caminho seguir: o da democracia e das conquistas populares”.
Sarah Cavalcante, presidente da UJS-CE, destacou que este processo de conferências trouxe muitos novos filiados, principalmente de jovens, negros, mulheres e LGBT. “Eles se sentem acolhidos no PCdoB. Nosso Partido vai continuar cumprindo seu o papel de luta de classes, que nos coloca lado a lado com os trabalhadores para defender o projeto político que dá chances ao povo. Temos coragem, estamos no Partido certo, somos capazes e sempre seremos de fazer uma luta forte contra aqueles que queiram boicotar os avanços do povo. Viva o PCdoB, viva a Juventude!”
Roberto Claudio: “Orgulho de ter o PCdoB como aliado”
O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), prestigiou o ato político da 17ª Conferência do PCdoB de Fortaleza. “Apoiar o PCdoB não é favor. É gratidão e necessidade”. O prefeito enalteceu a participação de Evaldo Lima na condução dos trabalhos como líder na Câmara. “Ele tem exercido com postura firme e delicada ao mesmo tempo, com enorme conteúdo, competência e qualificação esta tarefa. A cidade não pode perder uma bancada forte do PCdoB. Fortaleza não pode prescindir que a Câmara não tenha mais espaço para comunistas como o Evaldo”, ratificou.
Roberto Claudio também abordou o cenário político “de circunstâncias negativas e difíceis de serem compreendidas”. Segundo o gestor, mesmo sendo eleita democraticamente, Dilma sofre ataques desde sua eleição. “Em menos de 24 horas já pediam seu impeachment, ainda sem fundamentação na época. De lá para cá, acompanhamos um crescente de notícias negativas, com falta de legitimidade popular, o que provocou a economia do país. Essas pedaladas que a oposição critica foram para aprofundar o compromisso social”, rebateu. Para o prefeito de Fortaleza, fazer oposição é democrático, “mas conspirar e criar um cenário de terror é contra o país”. “Sair da crise é fácil. Qualquer caminho adotado para derrubar Dilma do Governo fará um eterno mal ao Brasil, pois colocará em xeque os valores democráticos do país”, avaliou.
Segundo Roberto Claudio, é preciso que as forças aliadas cada vez mais estejam unidas e firmes. “E não só porque somos aliados, ou porque seguimos o bom caminho social, mas é uma missão republicana, de brasileiros. Esta é a mensagem que devemos espalhar, para o bem do país. Há momentos em que apoiar o impeachment beira a irracionalidade. Estou firme e convicto, ao lado do PCdoB, pela manutenção do mandato de Dilma e pelo aprofundamento das conquistas sociais do país”.
Em relação a Fortaleza, Roberto Claudio ressaltou que o trabalho iniciado em seu governo está sendo construído “a muitas mãos, dentre elas as do PCdoB”. “Estamos construindo a maior política habitacional do Brasil, com mais de 30 mil casas populares, com a ajuda de Eliana Gomes na Habitafor; conquistamos o maior Minha Casa Minha Vida – Entidades, com a ajuda do Natanel Mota na Federação de Bairros e Favelas; iremos construir 20 Areninhas, projeto que requalifica espaços públicos e seu entorno com foco no esporte, com a colaboração do Carlos Campelo na Secel; temos um dos Procons mais atuantes do país, com a Claudia Santos; temos a valorosa contribuição do Inácio Carvalho da Secretaria de Cultura, que há poucos dias firmou acordo com artistas de 4 milhões de reais em editais; garantimos o nome social no Bilhete Único, pela luta da Sílvia Cavalleire e ainda a efetiva participação do vereador Evaldo Lima, ativista e defensor das bicicletas, para a criação do Plano Diretor Cicloviário. Enfim, não faltam mãos para nos ajudar a construir uma cidade melhor. Ninguém faz isso tudo sozinho. Trabalhamos com gente que pensa como a gente. Tenho orgulho e enorme privilégio de ter o PCdoB como aliado e quero continuar com vocês trabalhando ao meu lado”.
Mais
A conferência municipal prosseguiu a tarde com intervenção política de membro do Comitê Central do Partido e o debate sobre os documentos da Conferência. Hoje tem a apresentação da proposta de Direção da Comissão Eleitoral, o debate da Nominata, a leitura e aprovação do relatório da Comissão de Sistematização e ainda a votação da nova Direção Municipal do PCdoB Fortaleza no sistema eletrônico.
(Carolina Campos)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.