Em junho deste ano, a Editora Abril anunciou uma mudança em sua estrutura editorial e no seu modelo comercial. A empresa deu início a uma profunda transformação com o objetivo de operar mais simplificadamente e ao mesmo tempo atuar mais próxima às necessidades do mercado. Como parte dessa mudança, a Editora dividiu sua estrutura em três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas. Após seis meses, ela abre seu balanço e comprova o resultado desse novo modo de operar.
Legitimando a eficácia do modelo comercial adotado, focado em receita, Abril divulga que em 2015 a empresa manteve share de 38% e teve receita crescente em assinaturas (cerca de 5%aa nos últimos 5 anos; carteira impressa de 2,5 MM e 600 mil digital).
Com formatos de publicidade e conteúdo de marca dentro dos contextos adequados e target específico, através de todos os sites Abril - em todos os níveis da venda Programática (de leilão a Programático garantido com aumento apurado de 223% neste ano) -, a Editora justifica estrategicamente sua atuação OffSite e OnSite: 1/3 dos internautas Brasileiros acessam os sites da Abril todos os meses garantindo mais de 90% de viewability em mobile.
“Esse movimento é muito ousado e marcante para o futuro da Abril neste fascinante mundo da mídia, que não para de se transformar. A Editora está em constante evolução com sua oferta de produtos, em seu modo de agir e pensar. É isso que nossos clientes e audiência exigem. E é isso que – com gente arrojada, inquieta e capaz – estamos fazendo”, afirma Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril.
Abril Mídia
A unidade de receita, comandada por Rogério Gabriel Comprido, Diretor Comercial, que controla todo o faturamento da Editora (publicidade, assinaturas, vendas avulsas, e-commerce, digital e eventos), apostou em uma fórmula bastante ousada para atender as demandas dos anunciantes e criar novas plataformas de receita:
- Treinamento: mais de 150 horas divididas entre Mídias digitais, branded content, segmentação e Venda Consultiva
- Estrutura de atendimento: as equipes foram divididas entre as principais indústrias anunciantes.
- Ferramentas: novo portfólio, 100% mobile, com o Abril To.Go, que passa a ser o principal suporte no contato entre os executivos e os clientes. Soma-se a ele a reformulação do PubliAbril - portal comercial da Editora - e nova ferramenta de monitoramento da empresa.
- Novos estudos: desenvolvimento de novos canais e venda de produtos de consumo continuo, utilizando a força do canal de marketing da Abril e o contato direto com 1/3 da população digital brasileira.
Já a Unidade de Marketing, que passou a ser comandada por Tiago Afonso, CMO, tem apostado no conceito Omni Channel para integrar todos os canais de conteúdo e serviços que a Editora possui. Desde o novo posicionamento, a Abril já fechou parcerias para fortalecer sua presença digital, principal foco da Editora neste ano e em 2016.
Além de alianças de peso, com o Google (Accelerated Mobile Pages – AMP e Oferta Programática Garantida) e Facebook – com o Instant Article – a Abril se associou com a Tim, o Google Play e o MSN. Essas parcerias têm permitido uma nova experiência de consumo editorial. “A experiência de acesso a conteúdos por dispositivos móveis é uma prioridade para a Abril, que já conta com cerca de 60% dos seus acessos feitos através de smartphones”, afirma Tiago Afonso, CMO da Abril.
Outra importante prioridade na área de comunicação foi o lançamento do novo Posicionamento da Abril. Com uma campanha, realizada em parceria com a Agência IDEAL, a Editora assume nova tag line “Histórias encontram pessoas”. “Como um dos maiores Publishers do Brasil, entendemos que essa key message explica o nosso papel no contexto atual: temos contextos, sabemos contar histórias, conhecemos e acumulamos dados sobre os consumidores e podemos usar tudo isso para gerar relacionamento entre pessoas e marcas”, conta Tiago. A campanha, que será veiculada somente no online, começa a ser distribuída esta semana e estará disponível também no PubliAbril (publiabril.abril.com.br).
Unidade de Conteúdo
O Estúdio ABC – Abril Branded Content, comandado por Edward Pimenta, diretor de Apoio Editorial, acumulou nesses seis meses mais de 30 cases e 350 conteúdos publicados, como; HBO, Visa e Renault. A área atua na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados, como native advertising e content marketing, em todos os formatos. Junto ao ABC, a área produção de branded content, a Abril Big Data (ABD), vem melhorando a experiência de comunicação dos anunciantes com segmentação certeira e serviços de modelagens e análises estatísticas, com um banco de dados com mais de 40 milhões de pessoas, tecnologias e especialistas de dados. O Estúdio ABC - que já se tornou uma importante fonte de receita para a Abril – estima crescimento de 73% para 2016.
“Ao adotarmos esse posicionamento perante o mercado, com foco nas necessidades atuais dos anunciantes, que vêm exigindo mais agilidade e, sobretudo, flexibilidade de formatos e mídias, chegamos a resultados mais eficientes de negócio”, afirma Caldini.
Tal êxito nas ações mostra que os movimentos estratégicos adotados pela Editora, de entender o papel do Publisher neste cenário, comprovam que a sua atuação na jornada de decisão dos consumidores – criando histórias e contextos – está em sintonia com a demanda de transformar as ideias de seus clientes em boas conversas.
Sobre o Grupo Abril
O Grupo Abril, composto da Abril Mídia (Editora Abril e Abril Gráfica) e da DGB (Logística e Distribuição), é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação da América Latina. Fundado em 1950, por Victor Civita, o Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil. A Abril fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público
e atua de forma integrada em várias mídias.
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