Pular para o conteúdo principal

Festival Fartura Fortaleza

A gastronomia será novamente celebrada na 2ª edição do Festival Fartura Fortaleza, que acontece nos próximos sábado (21) e domingo (22), na Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores). O evento que marcará a reinauguração da praça contará com diversos espaços gastronômicos, reunindo 100 profissionais da gastronomia entre chefs de cozinha e produtores, além de atrações musicais e teatrais. Os ingressos já estão à venda online pelo site https://www.bilheteriadigital.com/ce e nas lojas Sucré Patisserie, e custam R$ 15,00. Todo o valor arrecadado pela venda de ingressos será doado para as instituições: Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha -CE, ACEPA – Associação Cultural e Esportiva do Pirambu e Adjacências, e BCAD – Grupo de Bailarinos de Cristo, Amor e Doação. As instituições foram indicadas pela primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra.
O Festival Fartura Gastronomia chegou a Fortaleza em 2015, e em seu primeiro ano atraiu oito mil visitantes para provar os pratos elaborados por 87 profissionais de gastronomia vindos de 14 estados diferentes, além de várias apresentações artísticas. A 2ª edição do evento na capital cearense contará com sete espaços gastronômicos além da área para Foodtruck.
Espaço Chefs e Restaurantes
No Espaço Chefs e Restaurantes, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País, preparados especialmente para o evento.
Estarão presentes os chefs Rodolfo Mayer (restaurante Angatu - Tiradentes, MG), com o seu prato Cupim, molho de café, coalhada e farofinha cítrica; Joca Pontes (Ponte Nova – Recife), com uma paella de cordeiro com favas, linguiça portuguesa e charque desfiada, molho cítrico de iogurte e farofa crocante; Rodolfo de Santis (Nino Cucina – São Paulo), com o prato cavatelli “amatriciana” de polvo; e Tássia Magalhães (Pomodoro – São Paulo , com um nhoque de beterraba. Do Ceará estarão presentes os chefs Liliane Pereira, com um crepe de tapioca com camarões puxados na manteiga clarificada, manga e pimenta dedo de moça ao aroma de alecrim; Rômulo Rezende (Apelo Piadineria), com a piadina de rosbife de filé com queijo do reino, molho teriaki e cebola roxa, com chips de batata doce; Marco Gil (Quintal Restaurante), com nachos Cearenses (chips de macaxeira orgânica e DOCG, molho de queijo manteiga, camarão ao vapor, flor de coentro, cebolinhas, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, molho de pimenta e limão); e Leo Gonçalves (O Mar Menino), com a panelinha de frutos do mar.
Espaço Petiscos, Lanches e Doces
Em Petiscos, Lanches e Doces o visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como o hambúrguer de caranguejo, do Meatpacking Burgers (Fortaleza); o pão com linguiça, d’O Gauchão (Bom Jesus do Amparo, MG); os picolés de goiabada com queijo, da Easy Ice (Belo Horizonte – MG), a coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi (São Paulo - SP); o bolinho de carne do Restaurante da Zena (Fortaleza) e iscas de camarão do Boteco Praia (Fortaleza).
O evento também terá a participação dos food trucks/bike El Chancho, com hambúrgueres; Doceville, com sanduichinho de brownie; e Hortalícia, com o iogurte grego.
Espaço Produtos e Produtores
O espaço Produtos e Produtores é dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país, como: cachaças da Cachaçaria Gole de Ouro (Cascavel, CE), castanhas de caju da ONVIT (Eusébio, CE); farinha de banana, açúcar mascavo e banana passa do Sítio Mato Grosso (Itapajé,CE), queijo canastra da Associação de Produtores de Queijo da Canastra (Região da Canastra – MG); geleias, chitney e alho confitado da Doces da Christy (Ponte Nova, MG); e doce de leite da Munhoz Majestic (Alfenas, MG) são alguns dos produtos que o público poderá encontrar.
Espaço Cozinha Ao Vivo
Em Cozinha ao Vivo o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda (Belo Horizonte- MG), com o prato Arroz Amado; Thomas Troisgros, do restaurante Olympe (Rio de Janeiro), com seu Cassoulet, a “feijoada francesa” e Flávio Trombino, do restaurante Xapuri (Belo Horizonte – MG), com o prato “pela égua”.
Espaço Aulas Senac
Em Aulas Senac, chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas de Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza) Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza) e Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG). Já o Interativo é um espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais como Ivan Prado (Senac, Fortaleza) e Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza).
Atrações musicais e teatrais
Além de toda a programação gastronômica, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, cantando o álbum “Manera FruFru Manera”, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte; Bloco Os Belchior, sucesso no carnaval de Fortaleza; e a cantora Nayra Costa. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 
Festival Fartura Fortaleza
O Festival Fartura Fortaleza faz parte do Projeto Fartura Gastronomia que já atraiu 470 mil pessoas para seus eventos, publicou quatro livros de pesquisa gastronômica, lançou três filmes, recebeu prêmios de renome como o Jabuti e o United Nation World Tourism Organization (Prêmio da Organização Mundial do Turismo) e acaba de mapear todos os estados brasileiros com a Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos pesquisa a cadeia produtiva gastronômica brasileira. 
A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros agora em 2016.
Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, que ficou conhecido no programa “The Voice Brasil”, cantando o álbum Manera FruFru Manera, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; e para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 
Serviço: Festival Fartura Fortaleza
Local: Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) - Aldeota
Datas e horários:
21 de maio, Sábado – 12h às 23h
22 de maio, Domingo – 12h às 21h
INGRESSOS: Venda antecipada nas lojas Sucré Patisserie
Valor: R$15,00 (cada dia de evento)
A compra só poderá ser efetuada via cartão de crédito ou débito.
Lojas Sucré Patisserie
- Rua Nunes Valente, 1310, Aldeota, Fortaleza | Tel: (85) 3268-2983.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 9h às 17h.
- Avenida Virgílio Távora, 284, Meireles, Fortaleza | Tel: (85) 3241-4275.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 20h. Domingo, de 13h às 19h.
- República da Armênia, 920, Água Fria, Fortaleza | Tel: (85) 3879-4280.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 20h. Domingo, de 12h30 às 20h.
Mais informações para a imprensa sobre o Fartura Fortaleza
Juliana Lousada – julianalousadas@gmail.com – (85) 9.8765.5727
Gabriela Dourado – gabidourado@gmail.com – (85) 9.8895.9232
Sobre o Projeto Fartura Gastronomia
O Festival Fartura Fortaleza esta inserido no Projeto Fartura Gastronomia responsável por todo mapeamento da cultura gastronômica brasileira derivada da Expedição Fartura Gastronomia. Este levantamento gastronômico é apresentado ao público em eventos em quatro capitais do País (Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte) e no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Esse material também é distribuído em canais de comunicação através de 4 livros, 3 filmes, programas de rádio e redes sociais.
Dessa forma, o projeto busca valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.
Sobre a Expedição Fartura Gastronomia
Desde 2012, a Expedição já percorreu mais de 68 mil quilômetros pelos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em cinco anos de pesquisa mais de 170 cidades foram visitadas e aproximadamente 450 personagens da gastronomia brasileira foram entrevistados. Assim como nos outros anos a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local.
Prêmios
Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.
Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo.
Já em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.