Pular para o conteúdo principal

Hoje

Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da FIEC; Orlando Carneiro de Siqueira, membro do Conselho de Administração da OCS Mineração e Empreendimentos Ltda; e Sérgio Leite, CEO da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), são os três agraciados com a Medalha do Mérito Industrial 2016, concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a pessoas que se destacam e contribuem para o desenvolvimento da indústria.
A entrega da comenda acontece hoje às oito da noite, no La Maison Coliseu, em evento para convidados, do qual devem participar as principais autoridades do Estado, entre elas o governador Camilo Santana, além de representantes do poder público, do setor produtivo, intelectualidade e meio acadêmico do Ceará.
Medalha do Mérito Industrial
Instituída pela FIEC em 1974, a comenda presta homenagem a empresários e personalidades com atuação marcante no impulso do desenvolvimento econômico do Ceará por meio de relevantes serviços prestados ao setor industrial cearense. Em 2015, foram homenageados o empresário do setor de cajucultura, Humberto Fontenele; Pedro Alcântara Rego de Lima, proprietário do grupo 3 Corações; e Ivens Dias Branco Júnior, do grupo M. Dias Branco.
OS HOMENAGEADOS
Roberto Proença de Macêdo
Ex-presidente da FIEC por dois mandatos (2006/2010 e 2010/2014), Roberto Macêdo é diretor presidente da J. Macêdo S/A - Comércio, Administração e Participações, empresa controladora do Grupo fundado em 1939 por seu pai. Membro do Conselho de Administração da J. Macêdo S/A (Setor de Alimentos) e diretor presidente da Tintas Hidracor S/A. O Grupo J.Macêdo, detentor de marcas nacionais como Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini e Hidracor, é um dos maiores e mais tradicionais do país, com atuação nos segmentos econômicos de alimentos - o principal negócio-, tintas e agroindústria.
Discreto, Macêdo consegue conciliar simplicidade e austeridade, a partir de um norte primordial de sua personalidade, que é a autenticidade. Sem se afastar desse perfil, encerrou no segundo semestre de 2014 oito anos de gestão à frente da FIEC, deixando a instituição reunificada com diversas ações consistentes em prol da indústria cearense.
Se a pretensão de Roberto Macêdo era cumprir apenas um mandato, tendo como pressuposto reunificar a Federação, esse desejo foi atropelado pela identificação de riscos quanto à continuidade do trabalho que vinha sendo feito, levando-o a admitir a reeleição em 2010. Reeleição, que ao se concretizar, já trazia a marca do novo momento iniciado em 2006.
Uma novidade marcante da reeleição foi a ampliação da democracia no processo eleitoral, proposta por Roberto Macêdo, que proporcionou a participação direta dos empresários filiados aos 39 sindicatos ligados à FIEC na escolha do presidente da entidade. Duas chapas disputaram o comando da maior entidade de classe do estado: a chapa 1 (FIEC 60 Anos) teve à frente Roberto Macêdo. A chapa 2 (Participação para Inovar) foi liderada por Orlando Carneiro de Siqueira, titular da OCS Minerais e Empreendimentos. Com 674 votos a favor e 28 contra, Roberto Macêdo foi reconduzido ao cargo no dia 19 de agosto.
A marca dos dois mandatos de Roberto na presidência da FIEC diz muito da trajetória do cidadão Roberto Macêdo, que desde cedo aprendeu o gosto e a importância do trabalho, sem se descuidar da questão humanitária e da atenção ao meio ambiente. Com o exemplo do pai, José Dias de Macêdo, Roberto aprendeu a ter respeito pela natureza. “Meu pai sempre aos finais de semana procurou sair da cidade. Ele gostava muito da natureza”.
Do pai, Roberto herdou ainda o interesse pelo conhecimento. “Meu pai sempre nos disse para reservar um pouquinho de nosso tempo para conhecer as coisas. Para ele, valia o lema ‘carregar pedra enquanto se descansa’. E nas férias, aos 17 anos, comecei a frequentar a empresa, inicialmente fazendo inventário dos estoques, a fim de perceber a importância de cada item, por menor que fosse. E sempre que tinha oportunidade, participava das reuniões como ouvinte”.
Orlando Siqueira
Atualmente membro do Conselho de Administração da OCS Mineração e Empreendimentos Ltda, empresa criada por ele há 46 anos, o engenheiro Orlando Carneiro de Siqueira, 76, foi professor do curso de Engenharia Civil da UFC, durante doze anos, na cadeira de Mecânica Aplicada às Máquinas e Máquinas Hidráulicas e na cadeira de Máquinas de Terraplenagem.
Exerceu também vários cargos públicos no âmbito da Prefeitura Municipal de Fortaleza, chegando ao último nível na Sumov – Superintendência Municipal de Obras e Viação. No âmbito estadual, assumiu a presidência do Consórcio Rodoviário do Estado do Ceará, onde foi responsável pela implantação do primeiro Programa de Estradas Vicinais do Estado do Ceará, com a construção de 1.500 km de estradas vicinais. Além disso, na gestão César Cals de Oliveira, foi responsável pelo planejamento e execução das obras do Teleférico da Gruta de Ubajara.
Na década de 80, com o apoio dos empresários do setor, foi criada a Associação Profissional da Indústria de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras do Estado do Ceará, a qual foi reconhecida posteriormente como Sindicato. Exerceu a primeira presidência do sindicato até o ano de 1986. Durante o período, foi vice-presidente da ANABRITA, hoje ANEPAC – Associação Nacional dos Produtores de Agregados.
Voltou à presidência do sindicato em 1989, exercendo o mandato até 1993, quando desmembrou a entidade em duas, sendo um para as atividades de extração de pedras para britagem, com a denominação de Sindibrita. O outro para a atividade de mineração e beneficiamento de mármore e granito, o qual recebeu a denominação de Simagran, da qual foi posteriormente presidente.
 No âmbito da FIEC, assumiu grande protagonismo, tendo sido diretor e diretor segundo tesoureiro, assumindo a tesouraria, na gestão de Luis Esteves Neto. Foi ainda Diretor do IEL, na gestão do Fernando Cirino Gurgel, Conselheiro Fiscal (suplente) e, a partir de 2008, representante da FIEC no Conselho Especial de Mineração da CNI, nas gestões Roberto Macedo e Beto Studart.
Também no Centro Industrial do Ceará, na gestão do Dr. Fernando Cirino Gurgel, foi diretor secretário. Por duas vezes, foi candidato à presidência da FIEC, cujo propósito fundamental seria abrir espaço para discutir em profundidade uma ampla e substancial reforma estrutural e administrativa, visando essencialmente institucionalizar uma administração descentralizada, compartilhada e transparente.
Sérgio Leite
Sérgio Leite é CEO da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSN), empreendimento que promete transformar o perfil industrial do Ceará com a produção de três milhões de toneladas de placas de aço por ano. Até chegar aqui, o engenheiro desbravou o mundo desenvolvendo projetos siderúrgicos e de mineração. Foi funcionário da Vale por 20 anos. É engenheiro, mas gosta mesmo é de lidar com gente. Diz que seu gabinete é um verdadeiro divã.
À frente dessa grande empreitada, considerada um dos maiores investimentos de capital privado no País da atualidade, o engenheiro metalúrgico Sérgio Leite, mineiro, faz jus à fama de sua terra natal. É discreto, simples, tem fala suave, gosta de trabalhar. Deixa-se levar pelas oportunidades, mas também as cria. Define-se como homem de muita fé e um estudioso das relações humanas. Nômade, encanta-lhe desbravar novos mares, conhecer outras culturas, criar vínculos diversos.
Sérgio Leite havia acabado de voltar ao Brasil, depois de uma temporada de dois anos dirigindo a Vale na Argentina, quando recebeu o convite para a missão de erguer a primeira usina siderúrgica integrada no Nordeste. Não hesitou. Está acostumado a grandes desafios. Antes da Argentina, já havia desbravado o mundo desenvolvendo a indústria siderúrgica e de mineração, adquirindo grande know how de processos, operações e gestão. Foram mais de 25 anos de experiência profissional até chegar ao Ceará.
Há dois anos morando no Ceará, Sérgio Leite se sente muito alegre e honrado com o que está construindo. Com os relacionamentos e com a siderúrgica do Pecém. Diz ter se adaptado fácil e ter tido uma boa acolhida. Ao receber o convite para liderar o empreendimento, o executivo viu surgir um desafio diferente. “A relevância desse empreendimento para o povo do Ceará é imenso. Há um grande potencial de criação de riquezas e bem-estar coletivo. Mas o desafio não é só nosso. O desafio é também para os cearenses, para que se apropriarem deste negócio. Para que a siderúrgica prospere, toda a sociedade precisa participar, seja diretamente, trabalhando no empreendimento ou por meio do fornecimento de produtos e serviços, seja indiretamente, dando suporte, conhecendo, dialogando conosco e acompanhando as nossas atividades”.
Sérgio Leite não sabe quanto tempo ainda ficará no Ceará ou se continuará navegando para longe. Está certo, porém, que deixará o vento soprando suas velas. O seu sonho agora é ver desabrochar o sentimento de pertencimento do Ceará em relação à siderúrgica. E que seja muito mais que um marco histórico e econômico. Que seja uma rica oportunidade de troca. De construção coletiva de um novo momento no desenvolvimento cearense. “É somente juntos que vamos transformar positivamente o cenário industrial do estado do Ceará”, conclui.
Serviço: Comemoração do Dia da Indústria
Data: 2 de junho, às 20h
Local: La Maison (Av. Eng Luiz Vieira, 555 – Dunas)
Evento para convidados

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.