Pular para o conteúdo principal

Fala Cássio Borges

"Caros Confrades da Academia Cearense de Engenharia (ACE) 
Como os Confrades da ACE sabem, estou nos Estados Unidos desde o dia 18 de maio. Aqui, sem sentir a sensação dos dissabores que o noticiário político diário do nosso País nos traz, concluí a segunda edição do meu livro "A FACE OCULTA DA BARRAGEM DO CASTANHÃO - Em Defesa a Engenharia Nacional", que foi prefaciado, em sua primeira edição, pelo renomado engenheiro de nosso País, Jorge Staico, cujas atividades, especialmente em nossa Região, onde, por sua brilhante atuação se destacou profissionalmente. Este era o amigo Jorge Staico com quem estivemos juntos em muitas oportunidades, quando ambos representávamos nossos respectivos Departamentos federais, o DNOS e o DNOCS. O Jorge, por seus méritos morais e éticos, foi durante muitos anos Presidente do Comitê de Estudos Integrados do Vale do Rio São Francisco -CEEIVASF, autor de duas publicações sobre aquele importante vale, sendo ele o "Relator Final da Comissão Interministerial de Estudos para Controle de Enchentes do Rio São Francisco", ainda hoje considerado a Bíblia do Rio São Francisco. Ele era pernambucano de nascença, de Recife, mas mineiro de coração, onde se radicou na cidade de Juiz de Fora. É com o aval dessa excepcional figura da engenharia brasileira que animei-me em editar a segunda edição deste meu livro que, no seu prefácio, o saudoso amigo destacou:
"A obra, que é toda fruto de talento, com dedicação idelística e incansável, impressionará, por seu conteúdo e por sua originalidade, a todos os que dela se inteirarem. E, certamente, convencerá a todos que a tiverem lido por completo e com isenção, da procedência do questionamento sustentado pelo autor durante quatorze anos. Sem dúvida, uma "obra de referência"e instrumento de conscientização nacional para reformular o atual tratamento dispensado à água, não só no Ceará, como no Brasil" .
Abraços, Cássio Borges.
Brasília DF, 09 de julho de 2016 
Desbravador, Doutor Cassio Borges. 
Este sua fala depoimento com o Doutor Newton de Oliveira Carvalho. É um verdadeiro resgate da HISTÓRIA DO PISF- PROGRAMA DE TRASPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO PARA AS BACIAS HIDROGHRÁFICAS DO NORDESTE SETENTRIONAL. Este golpe de mestre fantástico, de incluir sete PCHs no programa PISF, de forma a zerar os custos da energia consumida na transposição, pelo simples fato de bombear nas horas mortas (23 as 6:00h), e entregar ao ONS a energia gerada no pico(6:00 as 23:00h). Me encucava. Agora sei da cabeça de quem saiu. Muitas outras sacações engenhosas. Os reservatório de passagens todos de cabeceira, com pequenos aportes de sedimentos. Evitando seu prematuro assoreamento. Agora estas corajosas e importantes medições líquidas em aguas altas no rio Jaguaribe, Ponte de Aracati e Peixe Gordo em 1985. Felizmente estas memórias serão disponibilizadas brevemente em seu livro intitulado, A FACE OCULTA DA BARRAGEM DO CASTANHÃO – Em Defesa da Engenharia Nacional. 
Uma boa madrugada de trabalho para nós.
Mongin. 
De: Cassio Borges [mailto:borgescassio@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 8 de julho de 2016 19:58
Para: Newton de Oliveira Carvalho Newton
Cc: J.MONGIN CODEVASF
Assunto: AS ENCHENSTES DE 1985 NO ESTADO DO CEARÁ 
Caro Newton
Você falou bem. As medições que você e o Heitor Hugo da Silveira, engenheiro do DNOCS,  fizeram no local do Açude Castanhão com uma das quipes de hidrometria do DNOCS, foram nas enchentes do Rio Jaguaribe no ano de 1985. Eu era o Chefe da Divisão de Hidrologia do DNOCS e, naquela mesma ocasião, eu estava em Aracati (foz do Rio Jaguaribe), também com outra equipe de hidrometria do DNOCS medindo a vazão na seção da Ponte de Aracati, onde o "seu" DNOS havia construído um dique de proteção daquela cidade. O referido dique, em função da excepcional enchente do Rio Jaguaribe naquele ano, rompeu em seis locais como eu mostro na figura (desenho) publicada no meu livro no Capítulo que eu denominei de "AS ENCHENTES DO RIO JAGUAARIBE NOANO E 1985". Infelizmente, a CPRM não fez nenhuma medição em cotas alta, nem na seção do Açude Castanhão (que não era de sua obrigação), nem na seção da ponte do Rio Jaguariobe e nem na seção de Peixe Gordo, localizada acima da cidade de Limoeiro. Mas, graças ao DNOCS, essas medições em cotas altas foram feitas e graças a elas nós  determinamos uma excelente Curva Chave para essas três seções do Rio Jaguaribe. Com base nessas Curvas Chaves (cota x vazão) nos foi possível determinar o volume d`água que passou na seção do Rio Jaguaribe no Açude Castanhão no ano de 1985 e por extrapolação com os dados de pluviometria do DNOCS (o maior acervo em toda a América Latina), fizemos extrapolações para as memas seções nos também anos excepcionais de enchentes de 1924, 1974 e 1989, embora este último ano não se possa dizer que tenha sido excepcional, mas o Castanhão já existia, já estava construído. Só por curiosidade, na seçãao do Açude Castanhão passou no ano de 1985, 20,9 bilhões de m³ de água. O nosso amigo Waldemar, hoje Presidente da ANA, conhece esta história pois o DNOCS operava em Convênio com o DNAEE e a CHESF todas as estações hidroclimatológicas dessa três entidades nos Estados do Ceará e Piauí, a um custo muito baixo, diga-se de passagem, sem se falar na alta qualidade dos trabalhos de campo ralizados por aquele Departamento Federal. Que o diga o Dr. Barbosa que era um dedicado e excelente Diretor do DNAEE. Por sinal,  onde está  ele? Tudo o que lhe disse acima, e com muito  mais detalhes, está no meu livro "A FACE OCULTA DA BARRAGEM DO CASTANHÃO - Em Defesa da Engenharia Nacional, cuja segunda edição deverá ser publicada ainda neste mês de julho, quando do meu regresso ao Brasil.
Um grande abraço do seu amigo e admirador, Cássio
 
Subject: Re: A Transposição do Rio São Francisco
To:
borgescassio@hotmail.com
From:
newtonoc@openli nk.com.br
Date: Fri, 8 Jul 2016 17:59:29 -0300
Cássio
Interessante a nota. Essa transposição está demorando e foi muito modificada.
Quando eu trabalhava no DNOS colaborei nas medições. Lembro-me que não tinha valores de vazões em Cabrobó. Fui lá medir e fiz isso com equipamento que a CPRM de Recife me emprestou.
Andei tb medindo lá pro Castanhão com a ajuda do Heitor.  Medimos o rio na cheia. Foi uma aventura. Depois pegamos o pique e fizemos a medição por método indireto.
Saí do DNOS e fui para a Eletrobrás e o assunto ficou lá.
Newton

Em 6/7/2016 12:18, Cassio Borges escreveu:

CARO NEWTON
RECEBI DE UM AMIGO O COMENTÁRIO ABAIXO DO SOCIÓLOGO ROBERTO MALVEZZI, DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA,  PESSOA POR QUEM TENHO O MAIOR RESPEITO E ADMIRAÇÃO, NO QUAL ELE LEVANTA DÚVIDA QUANTO A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. VEJAM A RESPOSTA QUE DEI A ESSE AMIGO. OK? CÁSSIO

Caro Eduardo
Conheço bem o sociólogo (?) Roberto Malvezzi,  da Comissão Pastoral da Terra, com quem  já troquei amistosas correspondências sobre o Pojeto de Integração do Rio São Francisco. Também conheço os posicionamentos do ex-Governador de Sergipe, João Alves, com quem discuti este assunto no CREA de Brasília, e do ex-Governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães. Também estive na TV Cultura de São Paulo, no dia  13 de março de 2008, discutindo com eminentes opositores desse empreendimento, entre os quais o Senador e ex-Governador da Bahia, Paulo Souto, o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco de Pernambuco, João Suassuna, o professor da Univesidade Federal de Minas Gerais, Apolo Heringer Lisboa, ganhador do trofeu do Meio Ambiente de 2013, uma espécie de Oscar do Meio Ambiente brasileiro. Havia também um Representante do Ministério da Integração Nacional, mas não me lembro  bem o seu oposicionamento. Na realidade, encontrei um ambiente completamente contrário àquele Projeto sendo eu, o único a favor. No final do debate todos nos cumprimentamos e para a minha alegria e felicidade fiz excelentes amigos com os quais, ainda hoje, nos correspondemos. Naquele memorável debate, que o tenho gravado, defendi o projeto que sempre defendi desde o início da década de 70 quando eu era Diretor de Estudos e Projetos do DNOCS, entre os anos de 1972 e 1974, para ser mais preciso. Mas que projeto era este?
O Projeto que eu defendia naquela época, sozinho, quando ninguém acreditava nele, era que o mesmo deveria ter uma vazão de 70 metros cúbicos por segundo. A ideia do aproveitamento da energia ociosa (off pick) da CHESF) surgiu em dois Seminários  nacionais promovidos pelo DNOCS em sua sede em Fortaleza. Os que  eram contra, não o discutiam levando em conta a questão da vazão, nem indagavam qual seria ela. Eram simplesmente contra. Veio o DNOS – Departamento Nacional de Obras de Sanemaento e a estabeleceu em 320 m³/s, depos 280 m³/s. Fui chamado pelo então Diretor do DNOS, Paulo Poggi, no Rio de Janneiro, sede daquele Departamento Federal, e lá defendi a minha versão dos 70 m³/s, pois ainda se falava por lá numa vazão de 800 m³/s que seria transposta em quatro meses durante as enchentes do Rio São Francisco.   Eu argumentava que 70 m³/s era como se fossem construídas na Região Setentrinal do Nordeste brsileiro, cinco barragens do tipo Orós, que tem 12 m³/s
Mas o projeto definitivo, do então Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, trouxe uma nova versão com uma vazão máxima de 127 m³/s e é com este valor que ele está sendo construído. No meu entendimento, caso tivesse sido aceita a minha versão com 70 m³/s, as águas do Rio São Francisco já teriam chegando ao Ceará desde o inicio do ano passado, ou até antes, pois o custo seria, evidentemente,  muito menor. Outros detalhes sobre este empreendimento, que os cinco anos de seca atuais têm demonstrado a sua extrema importância e necessidade, constam no meu livro “A FACE OCULTA DA BARRGEM DO CASTANHÃO – Em Defesa da Engenharia Nacional”, cuja segunda edição deverá estar pronta, se não houver qualquer contratempo, até o final deste mês de junho. Mas é este o meu  maior propósito na atualidade,  pois neste livro há muitas discussões e ensinamentos sobre as questões hidrológicas,  sismograficas, ambientais, sociais e políticas que envolvem uma obra desta magnitude numa região seca como a nossa.
Atenciosamente, Cássio 
Date: Tue, 5 Jul 2016 18:50:15 -0300
Subject: A Transposição do São Francisco e o golper
To:
ramaral@ramar
CC:
borgescassio@hotmail.com

 A Transposição do São Francisco e o golpe
Num novo caso de corrupção e num assassinato suspeito misturam-se políticos do novo e antigo governo. Mídia cala-se. Crescem sinais de que obra nunca deveria ter sido realizada -- como argumentaram movimentos sociais.
Por Roberto Malvezzi ("Gogó") (Blog da Redação)

 




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".