Pular para o conteúdo principal

No Dragão

Caro(a) jornalista, 
Segue a programação cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Luar Maria Brandão
Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar


Programação cultural de 22 a 28 de agosto de 2016


FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR



// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.

// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.

// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.

// Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.



// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.



Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:

Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Instagram: @dragaodomar

Periscope e Twitter: @_dragaodomar







► Temporada de Cinema Cearense

Dando seguimento à Temporada de Cinema Cearense, exibiremos nesta segunda-feira (22), às 19h, na Sala 2 do Cinema doDragão-Fundação, o filme RÂNIA. A sessão é gratuita e será seguida de debate com a realizadora Roberta Marques.



RÂNIA (Brasil, 2012) – Sessão Especial

Direção: Roberta Marques // 85 minutos

Sinopse: Fortaleza, Ceará. A adolescente Rânia (Graziela Felix) passa seus dias entre a escola municipal, os afazeres domésticos e o trabalho em uma barraca. Seu grande sonho, no entanto, é se tornar dançarina.



Sobre a Temporada



No dia 27 de junho, o Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco e a TVC estrearam a Temporada de Cinema Cearense, com filmes da terrinha exibidos gratuitamente toda segunda-feira na sala de cinema do Dragão do Mar. As exibições são seguidas por um bate-papo gravado entre o realizador do filme e os apresentadores do programa TVCine Dragão, Pedro Azevedo (curador do Cinema do Dragão-Fundação) e a cineasta Vanessa Cavalcante. A cada segunda-feira de filme cearense, é gravada uma nova edição do TVCine Dragão, mostrando a diversidade inventiva dos nossos realizadores.



Os filmes serão exibidos sempre a partir da segunda segunda-feira do mês. A primeira fica por conta do Cine Caolho, doColetivo Alumbramento, que também exibe gratuitamente títulos de realizadores do Ceará, no Cinema do Dragão-Fundação. Desde o quarto episódio, as películas exibidas foram selecionadas por meio de uma CONVOCATÓRIA pública, encerrada no último dia 27 de julho.



Além do espaço na grade do Cinema do Dragão, os selecionados terão seus filmes exibidos duas vezes na grade de programação da TVC. O objetivo é dar ainda mais visibilidade à produção audiovisual do Ceará. A nova temporada doprograma TVCine Dragão estreou em julho na TVC, com transmissão toda quarta-feira, às 22h, e reprise aos sábados.



Dia 22 de agosto de 2016, às 19h, na Sala 2 do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. Acesso gratuito.











► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense] última apresentação!

Espetáculo "Diário de um Louco"

Paulo Ess



Com texto do autor ucraniano Nikolai Gogol, o monólogo narra as peripécias do funcionário público Antonino Barnabé, em seus delírios e devaneios apaixonados pela filha do diretor de sua repartição. Ao observar sua apaixonada, vê que a cachorrinha dela, na porta da loja, dialoga com outro cachorro, dando margem à mente criadora de Antonino, que, por vezes, passa a ouvir e ver coisas que ainda ninguém viu nem ouviu. Ele decide então perseguir esse animal, para descobrir o que eles pensam.



A partir desses delírios, Antonino cria para si um mundo povoado de reis, na tentativa de superar a medíocre existência. Toda a peça é narrada por esse personagem. Os questionamentos sobre a burocracia, o funcionalismo público e o poder são vistos pela ótica do mais frágil, o que ambiciona tanto ser alguém. Com a decepção de ser visto ridiculamente por sua amada, ele embarca em uma realidade paralela. Em seus devaneios, sonha que governa o país, manda e desmanda em seus súditos. Mas, na verdade, ele está internado em um hospício, onde sofre fortes torturas e humilhações. Ao escrever seu Diário, Antonino mistura o real, o fantástico, o normal, o patológico e o delírio.



Dia 23 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). 12 anos.



Contato: Paulo Ess | (85) 98803-4034 | (85) 3044-3913 | pauloess@ig.com.br









► Curta o Gênero



Entre os dias 19 e 27 de agosto, a ONG Fábrica de Imagens promove a quinta edição do Curta o Gênero, que contará com exposições, minicursos, mostra audiovisual e diálogo com foco nas questões de gênero e diversidade sexual. O evento é uma produção do Ponto de Cultura Outros Olhares, do Cacto e da Relampeio; tem o apoio cultural da Coelce, da Secult, doSindicato Apeoc, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura.



Um projeto com multilinguagens que tem o objetivo de convidar à transformação de mentalidades através do debate e difusão de obras comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, com a construção de outras representações baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. 



Com o tema "Práticas e Epistemologias Feministas desde o Sul", o Curta o Gênero pretende debater as questões de gênero, sexualidades, diversidade sexual e feminismo com pesquisadores, especialistas e militantes que desenvolvem trabalhos sobre as perspectivas feministas descoloniais na construção de outros saberes comunitários.



A programação é totalmente gratuita e a inscrição é feita mediante a doação de 1kg de alimento. O evento ocorre no CentroDragão do Mar de Arte e Cultura, Sesc Iracema e Porto Iracema das Artes agregando o Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, a Mostra Internacional Audiovisual, as Mostras Audiovisuais Paralelas, a exposição fotográfica Contrastes, apresentações teatrais no Gênero em Cena, as feiras e apresentações artísticas.



Seminário Gênero, Cultura e Mudança

Como parte da programação do Curta o Gênero 2016, cujo tema deste ano é “Práticas e Epistemologias Feministas desde o Sul”, promove o V Seminário Gênero, Cultura e Mudança com a participação de profissionais da educação, agentes das políticas de cultura, assistência social, segurança pública e saúde, Organizações Não Governamentais (ONGs), Pontos de Cultura e demais interessados (as) no tema. Nesta edição, com um conjunto de pesquisadores/as, escritores/as e ativistas/as de referência nacional e internacional.



Mostra Internacional Audiovisual

As mostras audiovisuais vão exibir diversas obras, nacionais e estrangeiras. A Mostra Internacional do COG recebeu mais de 170 inscrições. Os curtas serão exibidos entre os dias 19 a 27 de agosto no cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A Mostra Internacional Audiovisual tem por objeto a difusão de obras audiovisuais de curta-metragem (documentários, ficções e/ou animações) que apresentem como elemento central as relações de gênero e suas intersecções.



Mostra de Teatro

A II Mostra de Teatro Gênero em Cena, é um espaço para apresentações de espetáculos cênicos que transitam e nos convidam a adentrar nos delicados universos das sexualidades, das identidades, das violências e das desigualdades de gênero edificadas a partir do machismo, do racismo e das LGBTfobias. Neste ano, o evento acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, com a apresentação das peças Histórias Compartilhadas, do diretor Ari Areia, que fala de corpos que não se bastam e que se sentem um peso amarrado ao próprio tornozelo no meio de um oceano infinito e furioso, sempre se afogando em silêncio, no segundo dia com a peça Cúpula, do grupo Cia. Breu de Vagalumes, que questiona a violência vividas cotidianamente pela mulher na sociedade brasielira. E para finalizar a semana de apresentações, a terceira peça Putos, do diretor Francisco Goldemberg, que retrata a vida e o dilema de quatro garotos de programa, trazendo uma reflexão sobre seus valores, medos, desejos.



Exposição Contrastes

A exposição traz o tema “Descolonizando o gênero” que tem por objetivo reunir fotografias que se insiram nos campos das relações de gênero e feminismos, com foco na construção de narrativas. Como de costume, a Exposição “Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares”, bem como o catálogo “Contrastes” que a Fábrica de Imagens produz e distribui posteriormente, inspiram-se no tema geral do Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança do Curta o Gênero.



:: SOBRE



Há cinco anos nascia o Curta O Gênero - COG. Uma ideia que saiu do papel para atravessar cidades, fronteiras e países. O projeto, que colocou em pauta a promoção da equidade de gênero e afirmação das sexualidades em múltiplas linguagens, possibilitando o diálogo entre coletivos, movimentos sociais, comunidade acadêmica e pessoas interessadas nas temáticas.



O compromisso sociopolítico com a construção de uma cultura de liberdade, solidariedade e justiça entre todas as pessoas, continuará sendo o estímulo para a construção deste evento, agora com muito mais novidades. Devido a sua dimensão e pensando em proporcionar momentos de reflexão e diálogo ainda mais intensos, vamos realizar o COG no segundo semestre de 2016, para comportar uma programação mais extensa.



:: PROGRAMAÇÃO



Dia 23 | Terça



V Mostra Internacional Audiovisual

Sessão 20h30 às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco



Dia 24 | Quarta



V Mostra Internacional Audiovisual

Sessão 20h às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco



Dia 25 | Quinta



Roda de conversa | 8h30 às 12h | Porto Iracema das Artes

É possível fazer uma política cultural descolonizante, antimachista, antiracista e antihomolesbotransfóbica?

Fábrica de Imagens e Rede LatinoAmericana de Gênero e Cultura



V Mostra Internacional Audiovisual

Sessão | 20h às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco



Dia 26 | Sexta



Minicurso | 8h30 às 12h | Porto Iracema das Artes

Pornografia, sociedade e masculinidades

Júnior Ratts (NUSSUFC)



V Mostra Internacional Audiovisual

Sessão 1 | 18h às 19h30 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Sessão 2 | 20h às 21h30 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco



Dia 27 | Sábado



Performance – 17h30 às 18h | Planetário do Dragão do Mar de Arte e Cultura

Eutímia – amor e luxúria de Cândida Iara, Jean Claude e Léo Laxmy



V Mostra Internacional Audiovisual

Sessão Cacto | 18h às 19h15 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Sessão de Encerramento | 19h30 às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco



:: SERVIÇO

Curta o Gênero chega à sua 5ª edição com novidades

Quando: 19 a 27 agosto de 2016

Local do evento: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza – CE

Contatos: Fábrica de Imagens: (85) 3495-1887 / 999298475 / 988337326











► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense] última apresentação!

Espetáculo "Soluto"

Ritmo Soul'to



Soluto perpassa por dois processos. O primeiro aborda a ancestralidade, as raízes e rituais agregados à virilidade do homem moderno até a contemporaneidade. O segundo é o químico, refletindo sobre corpos que se agregam através das experiências cotidianas, usando como base as variadas sensações relacionadas à potência do café. Uma analogia entre as diferentes vivências e personalidades que levam o indivíduo fazer suas respectivas escolhas de como resistir à pressa urbana. Com técnicas de Danças Urbanas e a sutileza regional do nordeste, o espetáculo mostra diferentes estímulos sensoriais diante da relação entre café e corpo no cotidiano.



Dia 25 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). 14 anos.



Contato: (85) 3493-1943 | (85) 98680-9417 | luciancharada@hotmail.com













► Workshop de Geofilosofia & Meditação

Aula prática de Meditação & de Geofilosofia, que busca resgatar a herança cultural dos povos antigos para auxiliar-nos a viver de maneira mais consciente e inteligente, trazendo soluções milenares para problemas modernos.



Dia 26 de agosto de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito. 12 anos.



Contato: 3476-9507, 98879-1422 (Oi), e 99626-1541(Tim whatsapap)













► Espetáculo “O tempo de um cigarro”

Grupo Panelinha de Teatro



Desejos, inspiração, devaneio, delírios, loucura, momentos de respiração, fluxo, repetições, fumaça, microfones, pausa, pausa, pausa, repetições, inspiração, delírios, desejo, faltas de ar, cigarro, outro cigarro, repetições, fluxo, desejo, isqueiro, relógio, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses... Cigarro, desejo, fluxo, microfones, pausa, cigarro, café, café, desejos, papel em branco, papeis no chão, quadro, fumaça, pensamentos, momentos de... Cigarro! Tempo! Desejo! Não, não... Não, não... Não, não... Não, não... Um homem com um dilema: Fumar ou não fumar?



Dias 26 e 27 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia). 16 anos.



Contato: Dyego Stephan ((85) 9 9807-9583 | 3013-1309 | 9 8513-3441 / grupopanelinhadeteatro@gmail.com)












► Notas – Uma Comédia de Relacionamentos

Com Edmilson Filho – Direção: Halder Gomes



Edmilson Filho está de volta aos palcos. O astro de Cine Holliúdy, depois do sucesso do seu show “Made In Ceara”, volta com a comédia Notas – Uma Comédia de Relacionamentos, baseada na sua série de postagens "Notas Sobre Elas", sucesso nas redes sociais. Em 70 minutos de show, ele vai mostrar a sua visão sobre o universo feminino e particularidades. A abertura fica por conta de comediantes diversos.



Dias 26 e 27 de agosto de 2016, às 22h; e dia 28 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). 14 anos.



Contato: (85-998520995 / tkdusa70@hotmail.com / edmilson.filho@mail.com)













► Dragão Blues

O projeto mensal apresenta grandes nomes do blues cearense e convidados de outros estados.



Dia 26 de agosto de 2016, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.



Contato: Casa do Blues - Álvaro (9146-3781 / alvaro@casadoblues.com.br) / Roberto Lessa (8896-1334 /roberto@casadoblues.com.br / roberto_lessa@hotmail.com)












► Planeta Hip Hop + Battle Dragão

Campeonato de Breakin 1 x 1 e workshop com a mineira Nathana Venancio (Uberlândia), destaque em grandes eventos no Brasil e na Europa. No toca-discos, DJ Flip Jay e DJ William. Apoio: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Festival Cearense de Hip Hop e a marca de camisetas Fresh Underground.



Programação

14h - Workshop (Auditório)

16h - Competição 1x1

20h - Cypher Livre

21h - Encerramento



Dia 27 de agosto de 2016, a partir das 14h, no Auditório e na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



Contato: Flip (flipbboy@hotmail.com / 98746-4795 / 99972-8896)












► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão



A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se noDragão do Mar. Nesta edição, confira Duo Freire. Ribamar e Brenna, pai e filha, já tocaram em vários pontos da cidade, como BNB, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, entre outros. Eles apresentam um repertório voltado ao chorinho e músicas autorais. Ribamar, que foi o grande professor de Brenna, é músico há mais de 50 anos, acompanhou vários artistas de grande nome como Altamiro Carrilho, Noite Lustrada. Por sua vez, Brenna também já esteve em muitos palcos ao lado docantor Marcos Lessa. Já acompanhou os músicos Charles da Flauta e Alessandro Penezzi no Festival Choro Jazz 2015. 



Dia 27 de agosto de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



Contato: Tauí Castro 98526.6604 (koisaetaoproducoes@gmail.com)












► Praça do Rock

Com The Velhot’s e Plastique Noir



O projeto mensal Praça do Rock apresenta, a cada edição, duas bandas autorais cearenses de diferentes matizes do rock. Confira em agosto The Velhot’s e Plastique Noir.



The Velhot’s

A banda foi formada em janeiro de 2016 pelos músicos Mailson Buson e Ricardo Nobre, dois nomes da música pesada de Fortaleza-CE, desde os anos 80 e 90, que passaram por várias bandas do estilo rock/metal como Leprous, Projeto Lobo Mau (SP), Carcará (SP), Donzela, Griefgiver, Hemisphereo e Dafny. A ideia é criar um novo rock que andava perdido desde os tempos áureos dos anos 80 até hoje, misturando também ao rock’and’roll, blues, ska e até punk rock.



Atualmente, a banda lança seu primeiro single: "O Coletivo do Amor" disponível na internet através de plataformas como Spotify, Deezer, Google Play, Soundcloud etc. Também já finalizou mais 4 novas músicas como "Corcel 77", "Jardel", " O Jogo", "Trapaçolândia" a serem lançadas em breve em Formato CD-EP.



Mídias Sociais:






Contatos: (85)986383682 / (85) 999744453 whatsapp (Mailson Buson / Email: thevelhots@gmail.com )



+



Plastique Noir

O Plastique Noir é uma banda pós-punk gótica formada no fim de 2005/início de 2006 em Fortaleza-CE-Brasil, cuja formação atual conta com Airton S (voz e eletrônicos), Danyel Fernandes (guitarras e synths) e Deivyson Teixeira (baixo). Rapidamente ganhou projeção dentro de sua cidade, onde virou atração habitual em suas principais casas e festivais, e também fora dela, tendo sido convidada, já em seus primeiros meses, para a abertura da tour nacional da banda The Cruxshadows (EUA) e excursões pelo Nordeste e Centro-Oeste.



Ainda naquele ano de estreia, a banda lançou dois trabalhos: o CD-R demo “Offering” (item bastante raro) e o EP “Urban Requiems” (hoje distribuído pelo selo alemão AF Music). Este EP ganhou elogiosas resenhas em prestigiados veículos de seu gênero, como a revista portuguesa Elegy Iberica e o site do crítico e pesquisador inglês Mick Mercer, referência mundial no universo gótico.



Em 2007, o Plastique Noir recebe seu primeiro convite para um festival internacional (Wave Gotik Treffen, em Leipzig-Alemanha) e dá início à produção do seu primeiro álbum oficial, intitulado “Dead Pop” (Pisces Records-SP), que é lançado no ano seguinte. Durante as gravações, seu tecladista Max Bernardo (falecido em 2010) deixa a banda por motivos pessoais, mas a banda prosseguiu com suas atividades em trio, dando início a um amplo giro por quase todas as regiões do Brasil (capitais e interior). Apesar de fragmentada, esta tour pôs a banda constantemente na estrada e durou quase três anos, tendo passado por festivais renomados como Abril Pro Rock (Recife-PE), Virada Cultural (São Paulo-SP), Woodgothic (São Thomé das Letras-MG), Wave Summer Festival (São Paulo-SP), Feira da Música (Fortaleza-CE), Bananada (Goiânia-GO), Quebramar (Macapá-AP), Calango (Cuiabá-MT) e DoSol (Natal-RN).



Em 2010, a banda abriu a única data do Frozen Autumn (Itália) no Brasil e, no fim daquele ano, deu início à produção de seu segundo álbum, intitulado “Affects”, com lançamento em 2011 pela Wave Records (SP) e distribuição internacional.



Em julho de 2012, o guitarrista Márcio Mäzela deixa a banda por divergências profissionais. Em setembro do mesmo ano, Deivyson Teixeira torna-se o novo baixista (fazendo com que Danyel assuma as guitarras, seu instrumento de origem) e prosseguem cumprindo sua agenda de shows. Em 2014, dão início à produção de seu terceiro álbum, intitulado "24 Hours Awake", com lançamento em fevereiro de 2015, novamente pela Wave Records.



Dia 27 de agosto de 2016, às 18h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.



Contato: Amaudson (98708-4223 / 3223-7641 / ximenes.amaudson@gmail.com)











► Projeto Duetos – Flávio Venturini e Lúcio Ricardo



A 4ª edição do Projeto Duetos apresenta, no Dragão do Mar, shows dos cantores Flávio Venturini e Lúcio Ricardo. Desde 2013, quando estreou, o Projeto Duetos une apresentações de nomes consagrados da MPB nacional a grandes cantores cearenses. No dia 27 de agosto, é a vez de Lúcio Ricardo e sua voz marcante abrirem a noite para, em seguida, subir ao palco o artista mineiro Flávio Venturini.



O cantor foi revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros. Participou do grupo musical O Terço , entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1989, quando saiu do grupo para seguir carreira solo.



Entre seus principais sucessos como compositor ou intérprete, estão "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nascente", "Nuvens", "Espanhola" (parceria com Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e "Mais Uma Vez" (parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, que foi gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987 e ganharia uma nova versão em 2003[2] , apenas com a voz de Renato e incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas). Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, "Princesa", "Besame" e "Céu de Santo Amaro".



Dia 27 de agosto de 2016, às 21h, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia). À venda nas lojas Casa dos Relojoeiros Iguatemi, North Shopping, Benfica (10h às 22h) e na do Centro (8h às 18h); no Restaurante Cantinho doFrango e na bilheteria do Dragão do Mar, de terça a domingo (14h às 20h).



Contato: Clara Cabral (3246-3579 / ulyssesgaspar@yahoo.com.br)










► Encontro Cearense de Malabares

Evento destinado à prática livre de malabarismo e outras modalidades circenses, com empréstimo gratuito de equipamentos e monitores para ensinarem, além de um show de malabarismo com fogo. Para os admiradores e aprendizes das artes circenses, é uma oportunidade de experimentação, aprendizagem e treino. Para os praticantes–amadores e profissionais, é uma oportunidade de prática coletiva, compartilhamento de técnicas e novos conhecimentos.










Dia 28 de agosto de 2016, das 17h às 20h, no Espaço Patativa do Assaré. Gratuito.



Contato: Teatro Plural (98738-2074 / 99903-9630 / teatroplural@gmail.com )










► CantArte

Projeto que tem o objetivo de oferecer música de vários estilos diferentes e aproximar a população da arte de cantar. Nesta edição, confira apresentação que executa repertório da música erudita à popular, passando pela música clássica. Os artistas são os alunos profissionais e amadores da Escola de Canto Maninha Motta.



O CanArte faz interseção também com o Projeto Vivência, ao levar ao palco as crianças atendidas pelo programa social. O projeto solidário acolhe crianças de 4 a 12 anos do bairro Vicente Pinzon, as quais recebem orientação gratuita na Escola de Canto Maninha Motta, uma vez por semana. Desde a sua criação, em 2014, o projeto já atendeu cerca de 500 crianças carentes.



Dia 28 de agosto de 2016, às 17h, no Auditório. Gratuito.



Contato: Daniel Herculano 99123.3000













// TODA SEMANA NO DRAGÃO



► Feira Dragão Arte

Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.

Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.



► Planeta Hip Hop

Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.

Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão

A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se noDragão do Mar.

Todos os sábados, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



► Fuxico no Dragão

Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.

Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



► Brincando e Pintando no Dragão do Mar

Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.

Todos os domingos, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.







// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO



Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.



Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).



Sessões às sextas-feiras, aos sábados e domingos:



O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h

Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.



Nos Limites do Oceano Cósmico, às 19h

"Nos Limites do Oceano Cósmico" é uma sessão surpreendente, além de rica em animações com imagens digitais projetadas em toda a cúpula do planetário. A sessão faz uma alusão às perigosas viagens marítimas de antigamente, onde velejar até a "borda do mundo" era algo temido e perigoso. Mas os corajosos Colombo e Magalhães fizeram a tal viagem e descobriram que a Terra é redonda. A apresentação leva o visitante a uma viagem no tempo e espaço até os limites do Universo, descobrindo sua estrutura e também a nossa própria gênese. É uma fascinante viagem através de impressionantes efeitos especiais em animações de imagens digitais.







//// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ





// MUSEU DA CULTURA CEARENSE



► Exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”



Maciej Antani Babinski (Varsóvia, 1931) é uma lenda viva da arte brasileira. Viva o Ceará que o acolheu e agora desfruta da boa arte produzida por este pintor, gravador e aquarelista que se agiganta ao falar do périplo que percorreu até chegar a Várzea Alegre, onde além de uma família sertaneja ele encontrou o imaginário que o fez pintor.



Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará” celebra a vida e a arte deste artista que, aos 85 anos, se reinventa a cada novo dia.



O artista que conviveu com Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues e Darel Valença Lins, nos primeiros anos vividos no Brasil, no Rio, e anos mais tarde em São Paulo, com Wesley Duke Lee e Evandro Carlos Jardim, dentre outros expoentes da história da arte brasileira, há 25 anos deixou-se encantar por Lidia, e com ela fincou âncora no Sítio Exu, a poucos quilômetros docentro de Várzea Alegre.



Babinski abriu o seu ateliê para a nova paisagem e a nova figuração do entorno. A este sinal verde, uma corrente migratória humana adentrou, se fazendo presente, impondo-lhe cores novas e ardentes, e exigindo-lhe espaços em crescente expansão. O grafista cedeu ao canto da sereia sertaneja. As dezenove pinturas que deságuam na nova exposição foram todas produzidas após as suas últimas exposições em Fortaleza, no Sobrado Dr. José Lourenço, e em São Paulo, no Museu AfroBrasil, em 2012. Marcadamente cearenses, são também as 31 gravuras realizadas na técnica da água forte, no seu belo e exemplar ateliê instalado no Sítio Exu.



Para Babinski, “essa exposição é um agradecimento ao ‘novo de sempre’ que encontrou na natureza e no povo do sertão cearense, que fez seu trabalho se desenvolver gradualmente através de um sentido mais humano. É de certa forma o meu agradecimento ao Ceará e ao Brasil, que me tornaram talvez um pouco mais uno e claro”.



O artista, gentilmente, ainda agradece à equipe que viabilizou a mostra: “Também devo agradecer o apoio integral das pessoas que trabalharam para botá-la na parede. Obrigado”, diz.



Em cartaz até o dia 4 de setembro de 2016, no Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não