Pular para o conteúdo principal

Rolé Brasil em Fortaleza

Olá, boa dia!
Envio sugestão: depois de três anos acontecendo no Rio de Janeiro com enorme sucesso (já tivemos mais de 800 pessoas em um único passeio), o projeto Rolé Carioca ganhou outras capitais com o nome de Rolé Brasil.
A página do Facebook: https://www.facebook.com/RoleBrasil
E em Fortaleza acontece no próximo sábado (20). E é grátis, sem inscrições. É chegar e participar.
Será nos mesmos moldes do que já acontece no Rio há mais de 3 anos. 
 
Aqui as datas dos Rolés Brasil:
·         28/5 – Belo Horizonte
·         18/6 - Salvador
·         13/8 – São Paulo
·         20/8 – Fortaleza
·         10/9 - Florianópolis
·         17/9 – Belo Horizonte
·         8/10 - Florianópolis
·         22/10 – São Paulo
·         05/11 - Fortaleza
·         19/11 – Salvador
 
 
Segue o release do Rolé Brasil - Fortaleza.
 
Obrigado desde já, 
 
Abs, 
Alexandre 


Rolé Brasil – Fortaleza

Um Rolé cheio de histórias por Fortaleza

Fortaleza, uma das 10 capitais mais prósperas do país, recebe pela primeira vez o Rolé Brasil, no dia 20 de agosto. Será um mergulho pela formação da cidade, quando o município surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção há 290 anos, construído pelos portugueses. Conhecida pelas suas praias paradisíacas com coqueiros, dunas, falésias, lagoas de águas cristalinas e fontes de água doce, Fortaleza traz em sua história as figuras religiosas femininas e as tradicionais rendeiras. Para conhecer a cidade onde o escritor José de Alencar se inspirou para criar o romance Iracema, os professores Wiliam Martins e Rodrigo Rainha prepararam um roteiro a beira-mar para esta primeira incursão à cidade – a segunda será no dia 05 de novembro.

A “Virgem dos lábios de mel” é um dos símbolos de Fortaleza.  O romance criou uma explicação poética para as origens de sua terra natal. A história é uma representação do que aconteceu na época de colonização europeia. E como toda grande cidade, com o passar dos anos ganhou prédios e novas ruas, tornando a arquitetura bem eclética, como explica o professor Rodrigo Rainha: ” A criação de Emcetur, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e outros centros regionais, ao lado da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, da praça da Estação, entre outros mobiliários, mostram uma mistura interessante de patrimônio material e imaterial pensado para ser símbolo da Fortaleza do século XXI”.

PraçadoFerreiracomcoreto1920, ArquivoNirez.PNG
Praça do Ferreira , 1920 (Crédito: Arquivo Nirez)

Sobre o roteiro, o professor Wiliiam Martins dá o toque: “De braços dados em figuras femininas seremos conduzidos por Fortaleza. Primeiro partiremos para contar a história de Fortaleza da Praia de Iracema, dos pés da própria, a Iracema protetora, que será nossa anfitriã pelos lugares a serem visitados.  Seguiremos depois pelos caminhos da cultura para encontrar com a tradição religiosa local, por Nossa Senhora da Conceição, e depois a tradição militar da fortaleza erguida em homenagem a Nossa Senhora da Assunção.  Por fim, conheceremos as rendeiras e terminaremos na Praça da Estação”.  

Então, anote na agenda: O Rolé terá início às 10 horas com duração de aproximadamente 2 horas e meia. O ponto de encontro será às 10h, na Estátua Iracema Guardiã, na Praia de Iracema.

Detalhamento do Roteiro do passeio do dia 20/08:
•          Praia de Iracema, Estátua Iracema Guardiã – Ponto de encontro
•          Estoril
•          Ponte dos Ingleses
•          Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
•          Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel
•          Igreja de Nossa Senhora da Conceição
•          Catedral Metropolitana de Fortaleza
•          Passeio Público/Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção
•          EMCETUR
•          Praça da Estação


IracemaGuardia, Embratur.jpg
Iracema Guardiã (crédito: Embratur)


O Rolé
Após três anos de sucesso e mais de 70 km de caminhada no Rio de Janeiro, o “Rolé” (aqui em “carioquês”) finalmente ganha as ruas de outras cidades do país. Consagrado como uma das melhores aulas a céu aberto sobre a cidade, o Rolé Carioca já atingiu mais de 15 mil pessoas e chega a cinco novas capitais em 2016. Os passeios, elaborados pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio, expõem fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de cada região. Os professores prometem um passeio descontraído e convidam para um rolê pela alma encantadora das ruas que tanto dizem sobre a identidade da cidade. Mas sempre com um olhar contemporâneo e linguagem coloquial, permitindo que o público se aproxime da história do local.

O objetivo do projeto é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Acreditando nesta premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional.
Para a equipe do Rolé, a cidade é ambiente multidisciplinar e os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente... sobre a alma e a identidade da cidade.” Sobre as diferenças de sotaque, Isabel Seixas, do Estúdio M’Baraká  adianta: “Se no Rio, Salvador e BH é Rolé e em São Paulo, Floripa e Fortaleza a gente vai de Rolé, tudo bem, o convite é o mesmo. Vamos dar um passeio descontraído por ai!”
Outras quatro cidades fazem parte do Rolé Brasil, conforme agenda a seguir:
·         28/5 – Belo Horizonte
·         18/6 - Salvador
·         13/8 – São Paulo
·         20/8 – Fortaleza
·         10/9 - Florianópolis
·         17/9 – Belo Horizonte
·         8/10 - Florianópolis
·         22/10 – São Paulo
·         05/11 - Fortaleza
·         19/11 – Salvador


OS CURADORES / PESQUISADORES

Rodrigo Rainha
Coordenador das Licenciaturas da Universidade Estácio no Rio de Janeiro, doutor em História Comparada pela UFRJ e professor-adjunto do Departamento de História da UERJ procura levar a História para além das paredes da sala de aula, indo às ruas e incentivando o aprendizado ao ar livre. Autor de "A Copa no Campo da História", tem diversos artigos publicados no meio científico sobre história medieval na Península Ibérica e apresenta semanalmente o quadro “Rio: Você precisa conhecer” na Rádio Globo. É responsável pela pesquisa e produção de textos do projeto, além de ser um dos professores-guia nos passeios.

William Martins
É professor e coordenador de História do curso da Universidade Estácio e autor do livro “Paschoal Segreto: ‘ministro das diversões’ do Rio de Janeiro (1883 - 1930)” (2014). Doutor em História pelo programa de pós- graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), fez mestrado em História Social pelo PPGHIS/ UFRJ (2004). É responsável pela pesquisa de conteúdos e textos para o projeto,

SOBRE A ESTÁCIO
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 46 anos no país. A instituição possui cerca de 5 mil funcionários, corpo docente de 9 mil professores e mais de 587,8 mil alunos matriculados. Está presente em 22 estados e no Distrito Federal. Com mais de 90 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e à distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e à distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.

SOBRE O ESTÚDIO M’BARAKÁ (UM-BA-RA-KÁ)
Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká nasceu há 8 anos como uma produtora com foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos múltiplos a partir da interação com profissionais de diversos segmentos artísticos ou de conteúdo, e se destaca por sua metodologia, que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos.


Serviço:
Rolé Brasil – Fortaleza
Sábado, dia 20 de agosto às 10h
Gratuito, sem inscrições (os interessados devem encontrar o grupo no ponto de encontro: Praia de Iracema, Estátua Iracema Guardiã)
Duração: aproximadamente 2 horas e meia

Informações:
Assessoria de Imprensa - Mais e Melhores Produções Artísticas
(21) 2208-5952
Alexandre Aquino: alexandre@maisemelhores.com.br - (21)  98842-3199
Paulo Almeida: paulo@maisemelhores.com.br - (21) 98197-5600

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".