Pular para o conteúdo principal

No FNT de Guramiranga

O fim de semana em Guaramiranga será de grandes espetáculos com a programação do 23° FNT - Festival Nordestino de Teatro, que segue até sábado (10).
Entre as atrações de sexta-feira, participam da Mostra Nordeste o Grupo Vilavox, da Bahia, com "O Segredo da Arca de Trancoso" (foto) e o cearense Blitz Intervenções com a peça "A Casa". Na Mostra Palco Ceará, Paulo Ess está no solo "Diário de um Louco" e o Bricoleiros apresenta "Quatro Patas". Para as crianças, a Trupe Caba de Chegar estará no FNT com "A Fábula do Monturo Velho".
No sábado, Gero Camilo e Victor Mendes estão na Mostra Ceará Convida com a peça "Caminham Nus Empoeirados".
No Palco Giratório-Sesc o FNT recebe o Grupo Teatro de Açúcar, de Brasília, com a montagem "Adaptação".
Do Ceará, Cia Prisma de Arte apresenta "As Aventuras de João Sortudo", o Grupo Desequilibrados encena "Desequilibrados" e o Grupo Ninho de Teatro traz ao festival a peça "Poeira". 
Com toda a programação gratuita, o 23° FNT é apoiado pela Coelce e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da Caixa e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). 
Destaques de amanhã (9)
A Casa (Blitz Intervenções/CE) - Adaptação da obra literária homônima da escritora cearense Natércia Campos. A peça conta histórias vividas por uma família durante várias gerações. A narrativa, no entanto, é feita pela própria Casa que, junto às almas que ali habitam presas em missão de penitência, revive as agruras acontecidas nos seus interiores. Esta é a segunda montagem da peça pelo grupo cearense Blitz Intervenções, tendo estreado no final de 2014 para homenagear a autora nos 10 anos de sua morte. A primeira montagem, de 2006, esteve no XIII FNT.
O segredo da Arca de Trancoso (Vilavox/BA) - O grupo baiano Vilavox apresenta este espetáculo de rua inspirado nos contos orais do Nordeste. Em 2012 estreou internacionalmente com apresentando-se para mais de 1000 espectadores do Sommerwerft Theater Festival, em Frankfurt, na Alemanha. Contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz, em 2013 circulou na Bahia, Sergipe e Alagoas. Em 2013, recebeu o Prêmio Braskem de Teatro como Melhor espetáculo Infanto-Juvenil de 2012.
Diário de um louco (Cia Gira de Teatro) - Montagem do texto “Diário de um louco”, de Nikolai Gogol, um dos maiores escritores do século XIX e precursor de todos os grandes escritores que lhe seguiram. De linguagem ácida, Gogol, nesse conto, aborda a tragédia social e seus costumes, tendo como personagem central, um miserável funcionário público. Para o desenvolvimento desta montagem Paulo Ess, ator e diretor, responsável também pela concepção cênica, baseou sua investigação nos eixos estéticos: A linguagem minimalista e o Teatro do Absurdo. 
Destaques de sábado (10)
Caminham nus empoeirados - Peça de Gero Camilo, que divide a direção com Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada. Suas aventuras e desventuras. Seus números e truques. Labuta e peleja. Uma comédia. Uma crítica social. Um número de circo. Uma declaração de amor ao teatro e a vida.
Adaptação - O espetáculo conta a história de personagens num momento de adaptação como meio de sobrevivência: Um diretor teatral frustrado que não consegue sair de uma crise criativa e decide mudar de profissão; Uma atriz recém-chegada à cidade grande que precisa se acostumar à solidão do novo estilo de vida; Uma transexual que adaptou seu corpo para poder seguir vivendo nele; Um dinossauro que não sabe se sobreviverá às adaptações da espécie.
Poeira (Ninho de Teatro) - O espetáculo foi concebido a partir do material cênico gerado pelo experimento Tributo aos Mestres, que é resultado do projeto de pesquisa Memórias de Mestres – a mimeses corpórea dos Mestres da tradição popular do Cariri, que teve orientação do LumeTeatro, de SP, através de Jesser de Souza e Carlos Simioni, e oficina de dramaturgia da cena com Miguel Rubio Zapata – Yuyachkani, Peru.
A programação completa do FNT pode ser conferida no http://fnt.agua.art.br/

SERVIÇO
23º FNT - Festival Nordestino de Teatro – Até o dia 10 de setembro de 2016 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br.http://fnt.agua.art.br/ Facebook: fntguaramiranga 

PROGRAMAÇÃO
Amanhã (9)
9h30 – Mostra Palco Ceará - Espetáculo: Quatro Patas
Grupo: Bricoleiros
Classificação Etária: Livre | Duração: 45min
Local: Teatro Rachel de Queiroz
10h – Ciclo de Debates Mostra Nordeste
Local: Sede da AGUA
18h – FNT para Crianças – SESC - Espetáculo: A Fábula do Monturo Velho 
Grupo: Trupe Caba de Chegar
Classificação Etária: Livre
Local: Tenda FNT
19h – Mostra Nordeste [Ceará] - Espetáculo: A Casa
Grupo: Blitz Intervenções
Classificação Etária: 12 anos | Duração: 80min
Local: Teatro Rachel de Queiroz
21h – Mostra Nordeste [Bahia] - Espetáculo: O Segredo da Arca de Trancoso
Grupo: Vilavox
Classificação Etária: Livre | Duração: 1h30min
Local: Praça do Teatro
23h – Mostra Palco Ceará - Espetáculo: Diário de Um louco
Grupo: Cia Gira de Teatro
Classificação Etária: 12 anos | Duração: 45 min
Local: Escola Profº Júlio Holanda
23h30 – Música no FNT - Grupo: Serráqueos e Tambores de Guaramiranga
Local: Odilon Bar
Sábado (10)
10h Ciclo de Debates Mostra Nordeste
Local: Sede da AGUA
16h – Terreirada
Local: Central de Artesanato
18h - FNT para Crianças - Espetáculo: As Aventuras de João Sortudo
Classificação etária: Livre
Local: Tenda FNT
18h - Cena Plural - Espetáculo: Desequilibrados
Classificação etária: Livre | Duração: 40min
Local: Central de Artesanato
19h – Mostra Palco Ceará - Espetáculo: Poeira
Grupo: Ninho de Teatro
Classificação etária: Livre | Duração: 90min
Local: Teatro Dona Zilda (Escola Zélia de Mattos Brito)
19h – Dramas de Guaramiranga
Local: Praça da AGUA
19h30 – Palco Giratório – SESC [Brasília] - Espetáculo: Adaptação
Grupo: Teatro de Açúcar
Classificação Etária: 10 anos | Duração: 60min
Local: Escola Profº Júlio Holanda
20h30 – Solenidade de Encerramento
Local: Praça da AGUA
21h30 – Mostra Ceará Convida (SP) - Espetáculo: Caminham Nus Empoeirados
Grupo: Gero Camilo
Local: Teatro Rachel de Queiroz
23h – Música no FNT - Grupo: Os Alfazemas
Local: Odilon Bar

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.