Pular para o conteúdo principal

Dia de Reis

A XI Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, promovida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como parte das atividades do Edital Ceará Natal de Luz, acontece no Dia de Reis, 6 de janeiro, com programação especial das 8 às 19 horas na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A mostra fecha o ciclo natalino, destacando as manifestações regionais, com a participação de grupos de pastoril, boi, reisado, lapinha viva, presépio e fandango. Esse ano, a XI Mostra Ceará Natal de Luz homenageia os mestres Piauí e Pedro Boca Rica (este, in memorian).
Para as apresentações de janeiro, os grupos ainda estão sendo selecionados por uma comissão formada por representantes da Secult e da sociedade civil (representada pelo Fórum de Cultura Tradicional Popular e pela Comissão Cearense de Folclore), através de visitas aos eventos natalinos que integram as mostras regionais em todo o Estado. Dentre os participantes serão selecionados 14 grupos, oriundos do interior e da capital cearense, além de convidados.
A homenagem aos mestres, por sua vez, será feita por meio de uma comenda intitulada “Se correr o boi te pega”, entregue ao próprio Mestre Piauí e ao filho do Mestre Pedro Boca Rica, Halen Oliveira, bem como a outros artistas que resguardam a memória do mestre. Recebem a comenda também todos os grupos participantes da XI Mostra Estadual Ceará Natal de Luz 2016.
A Mostra Estadual Ceará Natal de Luz é a culminância das atividades apoiadas pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do Edital Ceará Natal de Luz, que tem por objetivo apoiar a produção de bens e serviços culturais vinculados à temática natalina nas várias regiões do Estado do Ceará, democratizando o acesso aos recursos e selecionando projetos relacionados às tradições regionais cearenses do ciclo natalino. O investimento total do Governo do Estado no edital é de R$ 830 mil, com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC). O edital apoia projetos nas modalidades "Grupos de Tradição Natalina" (26 projetos selecionados) e "Mostras Regionais Natalinas" (14 projetos), além da Mostra Estadual Ceará Natal de Luz. Os grupos e mostras devem ser fiéis às tradições natalinas, que incluem manifestações como lapinhas vivas, pastoris, bois, reisados, presépios e fandangos.
Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba enfatiza a importância da Mostra Ceará Natal de Luz para o fechamento das festividades do Ciclo Natalino. "Realizada no 6 de janeiro, Dia de Reis, em plena Praça do Ferreira, a Mostra Ceará Natal de Luz completa o objetivo dessa ferramenta importante da política cultural, que é o Edital Ceará Natal de Luz, da Secult. Abrir espaço para a cultura popular, em pleno coração de Fortaleza, une diversos significados e leituras, mexe com o imaginário das pessoas, trazendo para muita gente boas recordações dos tempos vividos nas cidades do Interior. E convidando as pessoas para esse reencontro, com um dia inteiro de programação feita por esses grandes artistas cearenses".
“O Governo do Estado do Ceará reconhece desde 2003 os mestres da cultura, já tendo diplomado dezenas de mestres, detentores dos saberes da cultura popular de tradição. Entre eles, vários mestres ligados às tradições do Ciclo Natalino. Por meio dessas iniciativas, o Ceará tem se destacado como pioneiro na formulação de políticas públicas de preservação do patrimônio imaterial”, destaca o produtor cultural do Instituto Assum Preto, Adriano Souza, responsável pela Mostra Estadual Ceará Natal de Luz.
O secretário Fabiano Piúba ressalta que em 2016 os mestres ganharam ainda mais reconhecimento, com a outorga do título de Notório Saber em Cultura Popular, feita pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por articulação da Secult. Com o novo diploma, entregue em sessão solene do Conselho Superior da Uece realizada em Limoeiro do Norte, em 25 de novembro, durante o Encontro Mestres do Mundo, a academia reconheceu os saberes desses grandes cearenses. Os mestres poderão ministrar aulas-espetáculos, oficinas, todas de saberes, entre outras atividades, com remuneração tendo por referência os valores pagos pela universidade. O novo título marcou ainda o reconhecimento dos saberes populares pela academia, espaço dos saberes científicos e da geração de conhecimento.
Saiba mais sobre os mestres homenageados em 2017:
Mestre Piauí – Nascido Antônio Batista da Silva, em 15 de setembro de 1939, no Bairro da Maravilha, em Quixeramobim (CE), fez parte do primeiro Boi de Reisado da cidade, o Boi de “Antônio da Mariáguida” ou “Maria Águeda” aos 12 anos. Homem de hábitos simples e simpatia singular,Mestre Piauí é ajudante em uma eletrônica nas horas vagas e adotou o nome do estado vizinho como seu, para ser diferente.
O boi de Quixeramobim, do Mestre Piauí, dança do natal ao dia de reis, quando o boi é morto, ressuscita e se despede até o ano seguinte. Se apresenta ainda em exibições a convite, eventos oficiais, festas e outras ocasiões durante todo o ano. Em 2007 teve título outorgado pelo Governo do Estado do Ceará, como Mestre da Cultura, sendo homenageado pelo então ministro Gilberto Gil, em passagem por Quixeramobim. Em 2012, lançou um CD e DVD, que conta a sua tradição. Recentemente, recebeu o título de Notório de Saber, Doutor em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 
Ultimamente, o mestre enfrentou problemas de saúde e bravamente lutou com seu “coração”, para dar continuidade à tradição. O bravo guerreiro segue na luta até hoje, aos 77 anos, sendo 65 dedicados à manutenção do boi, herdado de seus antepassados.
Mestre Pedro Boca Rica – Pedro dos Santos Oliveira nasceu no ano de 1936 na localidade de Baixa Grande, na época território do município de Ocara, e faleceu em março de 1991. Homem de poucas letras e muita sabedoria, se tornou admirador da cultura popular desde criança, ao ver os bonecos na casa de seu pai, onde se hospedavam vários artistas viajantes, e brincar de reisado.
Com 18 anos começou a confecção de bonecos e teve uma vida intensa. Foi santeiro, bonequeiro, topador de boi ― do grupo que fundou, o Boi Tungão―, cantor de circo e televisão, vaqueiro, repentista, poeta, sanfoneiro, quiromante, pesquisador do folclore etc. Foram mais de 40 anos de dedicação à arte do mamulengo até se consagrar como mestre popular.
“Mestre Pedro Boca Rica criou centenas de bonecos, entre tipos sociais, figuras humanas, animais e seres imaginários, considerados verdadeiras obras de arte, tal a maestria como esculpia no corpo ou no rosto, de muitos deles, traços de caráter e personalidade. Além de ter contribuído com novos versos, passos e toadas, para a renovação dos reisados e bois nordestinos”, relata Oswald Barroso.
Programação XI MOSTRA ESTADUAL CEARÁ NATAL DE LUZ
Horário 
Grupo / Atividade
8h 
Brincantes do Cordão do Caruá
8h30 
Pastoril Grapel
9h 
Dramistas da Lagoa Redonda
9h30 
Reisado Nossa Senhora da Saúde
10h 
Boi Pai do Campo da Faceira, Mestre Chico
10h30 
Pastoril Dona Vilma – Russas
11h 
Boi Coração de Ocara
11h30 
Auto do Boi Boca Rica, Epidemia de Bonecos
12h30 
Coral e Banda Sementes da Arte
13h 
Reisado Dedé de Luna do Crato
13h30 
Reisado Nossa Senhora de Fátima
14h 
Lapinha Mãe Celina do Crato
14h30 
Boi Ceará do Mestre Zé Pio
15h 
Pastoril Nossa Senhora de Fátima
15h30 
Pastoril Mariinha da Ló
16h 
Boi Estrela e Mestre Piauí
16h30 
Cortejo de Manifestações do Ciclo Natalino pelas ruas do Centro de Fortaleza.
17h 
Homenagem aos mestres; participação do secretário Fabiano Piúba.
17h30 
Grupo Miraira – Fandango, Professora Lourdes Macena

SERVIÇO
Mostra Ceará Natal de Luz - Secult Ceará
Dia: 6/1/2017
Horário: Das 8 às 19 horas
Local: Praça do Ferreira – Centro. Entrada franca.
Mais detalhes em www.secult.ce.gov.br.
Mais informações para a imprensa com as assessoras de comunicação Helena Félix (85 99993.4920) e Isabelle Vieira (85 98871.4139).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não