Pular para o conteúdo principal

No Dragão

Programação cultural de 20 a 26 de março de 2017 



FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR 
Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.
Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. 
OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.




► CHAMAMENTO MALOCA DRAGÃO 2017 // ÚLTIMOS DIAS

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura encerra, nesta segunda-feira (20), as inscrições no chamamento público para o festival Maloca Dragão 2017. Gratuitas, as inscrições estão abertas para projetos artísticos em Teatro, Música, Dança, Circo, Literatura, Arte Urbana e Culturas Populares. Também podem se inscrever produtores culturais, técnicos de iluminação, som, cenotecnia e roadies. A quarta edição do Maloca Dragão será realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril.

Em 2016, mais de cem atrações, entre espetáculos cênicos e musicais, se apresentaram em oito espaços do Festival. Cerca de 60% da programação foi composta por trabalhos selecionados do banco de dados de programação formado a partir de chamamento público. No total, foram 323 projetos inéditos inscritos para o festival, no ano passado, dos quais foram selecionados 75, sendo 53 em música, 10 em Teatro, 01 em Circo, 06 em Literatura e 05 em Dança. 

Muitos dos inscritos não selecionados nesta etapa, porém, foram convidados para programas diversos do Dragão do Mar, tais como Praça do Rock, Pôr do Som, Dragão Blues e Fuxico no Dragão. Também neste ano, o banco de projetos formado com o chamamento alimentará essa programação.

Projetos artísticos

Podem ser inscritos no chamamento da Maloca Dragão 2017 projetos artísticos de Teatro, Música, Dança, Circo, Literatura, Arte Urbana e Culturas Populares. É importante salientar que o chamamento para a Maloca Dragão não é um edital, mas um meio usado para mapear e formar um banco de projetos artísticos de todo o Estado, subsidiando assim o trabalho da curadoria do festival.

Os selecionados vão compor uma parte da programação da Maloca Dragão, que também terá artistas e grupos convidados. Os proponentes dos projetos escolhidos serão contatados previamente pela produção do festival, uma vez que a divulgação pública só se dará com a veiculação da programação completa da Maloca, no site do festival.

Produção cultural

Novidade neste ano, o chamamento contemplará também produtores culturais, técnicos de iluminação, som, cenotecnia e roadies, que formarão um banco de dados de profissionais que poderão ser convidados a trabalhar na Maloca Dragão 2017 e em demais ações culturais do Centro Dragão do Mar.

Os inscritos receberão qualificação gratuita através do Lab Maloca, curso de formação realizado pelo Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Ceará, ligada ao Instituto Dragão do Mar. No dia 23 de fevereiro, Dragão e Porto realizaram um encontro aberto para escuta das demandas formativas e elaboração da grade dos cursos a serem ofertados em abril próximo.

Segundo o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, a reciclagem do conhecimento dos profissionais técnicos da Maloca foi iniciada já em 2016, com cursos gratuitos nas áreas de Produção, Técnicas de Sonorização, Iluminação, Montagem Sub (Subs), Técnicas de Mixagem e Roadies, mas a experiência com a oferta de vagas visa tornar ainda mais democrático o processo de contratação da força de trabalho do festival, além de estimular o interesse por essas áreas que, com a expansão do mercado cultural e de entretenimento, tornam-se cada vez mais promissoras como geradoras de emprego e renda.

Inscrições

As inscrições no Chamamento da Maloca Dragão 2017 devem ser feitas exclusivamente no endereço eletrônicohttp://malocadragao.com.br/, onde também poderá ser acessado um passo a passo da inscrição.

Entretanto, para efetivar a inscrição e ter acesso ao formulário on-line, o interessado deverá, primeiramente, se cadastrar no Mapa Cultural do Ceará (http://mapa.cultura.ce.gov.br), plataforma digital que integra uma rede de agentes culturais do nosso Estado.

Entre os inúmeros benefícios gerados, a participação no Mapa proporciona ao agente cultural a visibilidade aos seus trabalhos, formação de networking, o acompanhamento da agenda cultural e a consulta a outros projetos culturais.

Nos dias 14 e 16 de março, foram realizadas oficinas de tira-dúvidas, no Auditório do Dragão, para as pessoas com dificuldade em concluir o processo de inscrição. Segue disponível, no entanto, o e-mail inscricoesmalocadragao@gmail.com, para qualquer questionamento.

A Maloca Dragão

A Maloca Dragão celebra o aniversário do Dragão do Mar que, em abril de 2017, completa 18 anos a serviço da democratização do acesso à arte e à cultura. Além de marcar os anos de história do Dragão, esse grande festival de artes integradas festeja a efervescência da produção artística cearense, realizando uma mostra de lançamentos e estreias de várias linguagens artísticas, seja de novos artistas e grupos, seja de artistas já conhecidos com novos projetos, como também atrações nacionais e internacionais.

Chegando à quarta edição, a Maloca Dragão já se firmou no calendário cultural como o maior festival de artes integradas do Ceará. No ano passado, o festival recebeu mais de 169 mil pessoas, em quatro dias de programação.

Inscrições até o dia 20 de março de 2017, no site http://malocadragao.com.br/Inscrições gratuitas. Dúvidas:inscricoesmalocadragao@gmail.com.





► INSCRIÇÕES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICAS CULTURAIS

O Instituto Dragão do Mar, que gere, entre outros equipamentos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, firmou parceria com o Itaú Cultural e a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha, e agora traz a Fortaleza, pela primeira vez, o mais renomado Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais do Brasil. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de março. São ofertadas 41 vagas, 6 delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. A ficha de inscrição pode ser acessada no link https://itaucultural.formstack.com/forms/curso_especializacao_2017.

A formação conta com direção acadêmica do Prof. Dr. José Teixeira Coelho Netto, consultor do Observatório de Política Cultural do Itaú Cultural; professor emérito da Universidade de São Paulo; autor de diversos livros sobre cultura e arte, entre eles o clássico “Dicionário Crítico de Política Cultural”, e do Prof. Dr Alfons Martinell Sempere, diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação; professor titular da Universidade de Girona; codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento com sede na Colômbia e na Espanha; especialista nos campos de formação de gestores culturais.

Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa visa ao atendimento de uma demanda crescente nas regiões Norte e Nordeste. “O mercado cultural e de entretenimento dessas regiões vem evoluindo e é, atualmente, um dos que mais crescem, com grande potencial de geração de emprego e renda, por isso, é fundamental que a oferta de formação acompanhe o ritmo. Agora, os produtores culturais não precisarão mais se deslocar para receber qualificação de ponta. Esse é, sem dúvida, o melhor curso da área, porque leva em conta as necessidades contemporâneas da formação em gestão e política e traz no corpo docente alguns dos mais renomados profissionais do mundo”, afirma Linhares.


Pré-requisitos

Para participar da seleção, o candidato deverá estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural, pública ou privada; ter atuação comprovada de três anos, no mínimo, em instituição cultural, pública ou privada; ser formado preferencialmente na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais aplicadas; apresentar carta da instituição onde trabalha com o compromisso de ser liberado para realizar as aulas presenciais. Também é necessário conhecimento do idioma espanhol (leitura e compreensão oral) para acompanhamento do curso.


Processo Seletivo

Os interessados passarão por seleção, que consistirá em análise do currículo e de um texto do candidato sobre tema a ser indicado. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 30 de maio e o resultado final será divulgado em 20 de julho. Ambos os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).


O curso

O aluno terá de frequentar cinco módulos presenciais no Instituto Dragão do Mar, que somam 380 horas/aulas, entre setembro de 2017 e junho de 2018, além de participar de disciplinas a distância, totalizadas em 310 horas/aulas. As aulas presenciais acontecerão no Auditório do Dragão do Mar e a frequência mínima exigida é de 80% nas disciplinas presenciais.

A  Universidade   de   Girona   outorgará   um   certificado   de   conclusão   do   curso correspondente a seu Diploma de Posgrado en Gestión y Políticas Culturales, que segue as normas europeias de ensino universitário.

Conteúdo programático
O curso abordará, entre outros temas, "Cultura e teoria da cultura" (conceitos fundamentais, novas abordagens, a cultura que é objeto da política cultural); "Política cultural" (história, fundamentos, política cultural comparada; a instituição cultural: tipos, problemas, soluções); Ação cultural (modalidades, metodologia, melhores práticas) e "Novos modos da cultura e os meios digitais de informação e comunicação".

Calendário de Encontros Presenciais
27, 28 e 29 de setembro de 2017
5 e 6 de dezembro de 2017
27 e 28 de fevereiro de 2018
2 e 3 de abril de 2018
26, 27 e 28 de junho de 2018

Inscrições até o dia 27 de março de 2017, no site https://itaucultural.formstack.com/forms/curso_especializacao_2017. Inscrições gratuitas.




► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense] 
O CANTIL 10 ANOS 
Teatro Máquina


O Cantil surge de uma leitura bastante específica de "A exceção e a regra", de Bertolt Brecht, onde a palavra é suprimida para que o gesto seja enfatizado e o trabalho dos atores possa ser refuncionalizado pelo exercício de demonstração e manipulação. Trata, portanto, de uma viagem sem espaço nem tempo definidos. Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão, a viagem é urgente e aterradora; para o empregado, é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois, se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil.

Dias 21 e 28 de março de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação: 12 anos. 

Contato: mota.levy@gmail.com / (85) 99914.4681






►Espetáculos circenses [Temporada de Arte Cearense]
CABARÉ DA DESGRAÇA
Cia As 10 Graças de Palhaçaria


São Crisóstomo declara de saída que as burlas e o riso não provêm de Deus, mas são uma emanação do diabo e nós, humanos, somos tonéis mal ajustados prestes a explodir, pois estamos sempre na incessante fermentação da piedade e do temor divino. O riso! Não é uma brincadeira e não temos a menor intenção de renunciar a ele. O Cabaré da Desgraça é um convite à libertinagem e aos excessos. Exceder, transgredir e deformar estão na ordem do espetáculo, uma variedade de números e absurdos onde celebramos o inacabado, a mudança e a vida, pois o que importa é o agora!

Dias 22 e 29 de março de 2017, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação: 18 anos.

Contato: David Santos (85) 99655-9365 / ds_correia@hotmail.com






► Nas Ruas do Dragão [Temporada de Arte Cearense]
A SAGA DE JESUS CRISTO
Cia Epidemia de Bonecos

Zé Cariri e Matusalém apresentam uma história que mostra os momentos significativos da vida de Jesus: no deserto, Jesus é tentado pelo demônio. Encontra seus discípulos e outros seguidores. Enquanto acontece o sermão da montanha, os homens sábios da Galileia estranham o poder que aquele homem tinha, arrastando multidões com suas palavras. Após a festejada entrada de Jesus em Jerusalém, é chegada a hora da santa ceia. Enquanto isso, Judas conspira contra Jesus. E no monte das oliveiras acontece à sua prisão... Ele é espancado e morto. Depois, ressuscita e sobe ao céu.

Dias 23 e 30 de março de 2017, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Classificação livre.

Contato: Izabel izabellpin@outlook.com / (85) 99909-1913






► [LITERATURA] LANÇAMENTO DO LIVRO "TRAVESSIAS DE CIGANO"
Autor: Francisco de Assis Cavalcante

Em sua obra de tessituras únicas, Cavalcante Junior sinaliza possibilidades de encontros por meio de significações, conjurando a experiência como matéria-prima da existência. Modelar a si próprio em sensibilidades, eis a proposta do autor. Desafiando o ritmo alucinante da rotina e os axiomas enganosos consagradas em nossa era, entre eles as nódoas científicas excludentes, Cavalcante propõe a poesia como sensibilização desta ébria linguagem pseudoerudita, que confunde e deserda uma maioria.

Nesse sentido, as páginas apresentadas dialogam com Freud, que afirmou serem os poetas os profetas de sua obra, antes de ele a enunciar. Considerando a assertiva do pai da psicanálise, o caminho proposto nesta narrativa revela aspectos de excelência na medida em que sugere uma ciência poética, devolvendo ao homem sua condição p(r)o(f)ética de ser em poesia.

Sobre o autor
Francisco Silva Cavalcante Junior, professor de Metodologia de Pesquisa em Arte, Ciência e Filosofia no Instituto de Cultura e Arte (ICA) e no Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ph.D. formado pelo programa de Leitura e Escrita da Universidade de New Hampshire (EUA) com Mestrado em Educação Especial pela mesma universidade e graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Introduziu no Brasil o conceito e a prática de Letramentos Múltiplos com a publicação de Por uma escola do sujeito: o método (con)texto de letramentos múltiplos (Edições Demócrito Rocha, 2001), oriundo de sua tese de doutorado. Autor de vários livros e artigos, as suas mais recentes publicações, em parceria com os pesquisadores do Núcleo de Integração Somaestética (NISE), pluralizam o corpo e suas possibilidades em Humanismo vital, Corpos anárquicos, Corpos extra-vagantes, Corpos arquígonos e Corpos excritos. Ganhador do Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura concedido pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe da UNESCO.

 Dia 23 de março de 2017, às 19h30, no Auditório. Acesso gratuito.

Contato: Armazém da Cultural 3224.9780 | armazemdacultura@armazemcultura.com.br





► Quinta com Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense]
UM CORPO JOGADO AO MAR
Bruno Gomes

Uma queda brusca de um corpo em médio transe rasga o espaço, desloca-se. Encarnado na figura de uma deusa. Deusa mostra. Deusa e Diabo. Grito seco, grito mudo de uma mãe oceano. O mar como testemunha de um ato brutal e como território para este acontecimento, entre a realidade e o que se pode inventar. O mar dorme fiel, sobre seus túmulos. A deusa faz a terra cantar! Ela faz a terra ranger os dentes! Olhem para o seu quadril de lá saem o céu e o inferno.

Contato: Bruno (88) 99994-2219 / brunno.hmr@gmail.com

+

► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
ANATOMIA DAS COISAS ENCALHADAS
Silvia Moura
A relação com o descartável. Através do uso, da manipulação dos objetos fazemos uma análise das nossas relações pessoas. Em cena a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro. Uma busca pelo entendimento das relações como modo de operar a vida, um chamado a observação do consumo desenfreado de objetos e ao uso das pessoas com parte de uma cadeia de consumo.

Contato: Silvia (85) 98851-8806 / emcrise@hotmail.com

Dias 23 e 30 de março de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação: livre.





► [MÚSICA] SHOW DE LANÇAMENTO DO CD PALAVRA, DE CARLINHOS PERDIGÃO

O CD Palavra prioriza composições musicais baseadas em letras do baterista e arte-educador Carlinhos Perdigão. Assim, as canções deste CD representam uma viagem ao eu-poético do autor, que lançou em 2011 seu primeiro livro, intitulado "Fragmentos: poemas e ensaios". Nesse sentido, tal obra é a base da produção deste disco, que possui poemas de Carlinhos musicados por diversos parceiros como Marcelo Justa, Júnior Boca e Nigroover.

O disco conta também com participações especialíssimas de diversos e importantes artistas cearenses, como Aparecida Silvino, Chico Saga, Abraham Paiva, Diogo Farias, Adna Oliveira, Janaína de Paula, Alencar Júnior e George Hendryx, além da esmerada produção gráfica, a cargo de Renata Holanda e Antonio Henrique.

Dia 24 de março de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito. Livre.

Contato: Luana Oliveira / 98895-1625/ 99936-3992 / luaproducer@gmail.com





► [TEATRO INFANTIL] AS FADAS
Paula Yemanjá e Edivaldo Batista

Maria e Tereza são irmãs, mas possuem vidas bem diferentes: Tereza leva uma vida de princesa, enquanto Maria trabalha noite e dia para atender aos caprichos de sua mãe e irmã. Tudo muda quando uma misteriosa senhora interfere no destino dessa família.

Dias 25 e 26 de março de 2017, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação livre.

Contato: Paula Yemanjá pyemanja@yahoo.com.br / (85) 99628-4340





► TRANS-OHNO
Coletivo Artístico As Travestidas

Trans-Ohno investiga a travestilidade no teatro e na dança, transitando entre referências filosóficas do Butoh, sobretudo, na sensibilidade e poesia de Kazuo Ohno, que possui um grande traço de travestilidade em suas composições cênicas. Os performers percorrem trajetórias pessoais de (trans)formação, (re)descoberta e (des)construção para a montagem de um espetáculo polifônico envolvendo as linguagens do teatro, da dança, da música e do audiovisual, levantando questões sobre o universo trans e a violência/marginalização da temática em questão.

Dias 25 e 26 de março de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: Classificação: 14 anos.

Contato: Silvero Pereira (silvero_per@hotmail.com / (85) 98767-1578)






► Nas Ruas do Dragão [Temporada de Arte Cearense]
CH@FURDO
Dona Zefinha

Em Ch@furdo, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta, a todo o momento, reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra, atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo - que significa caos descontrole, algazarra e festa - é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.

Dia 26 de março de 2017, às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito. Classificação: livre.

Contato: Paulo Orlando (88) 98811-1628 / paulo.orlando@yahoo.com.br 





// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Gratuito.

Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.





// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo passa por manutenção corretiva. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público.




// EXPOSIÇÕES

► Raimundo Cela – Um mestre brasileiro [ÚLTIMA SEMANA!]
Curadoria: Denise Mattar

O advento do Modernismo no Brasil, em 1922, e sua implantação, até o final dos anos 1940, foram responsáveis pela depreciação dos artistas formados em bases acadêmicas. Nessa zona de esquecimento permaneceram, por décadas, excelentes pintores como Eliseu Visconti, Lucílio Albuquerque e Antônio Parreiras. Se isso ocorreu com pintores do eixo Rio-São Paulo, o que dizer de um artista de origem acadêmica que optou por viver e pintar sua terra natal, o Ceará? Essa miopia, finalmente, começa a ser desconsiderada pela crítica, abrindo espaço para a descoberta de grandes talentos esquecidos, como o pintor Raimundo Cela, cuja itinerância Raimundo Cela – Um mestre brasileiro chega no dia 17 de janeiro ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, depois de passar pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado – MAB FAAP e pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. A mostra, com curadoria de Denise Mattar, tem idealização da Galeria Almeida e Dale e patrocínio da MINALBA.

A retrospectiva, sucesso de público nas duas capitais, cumprindo sua missão de apresentar aos paulistanos e cariocas a obra do artista, abarca sua trajetória a partir de momentos-chave: o prêmio da Escola Nacional de Belas Artes, a viagem à Europa, o retorno a Camocim, a mudança para Fortaleza e a volta ao Rio de Janeiro. Desenhos, gravuras, aquarelas e pinturas, de todas essas fases, permitem compreender o seu processo criativo.

Segundo a curadora da mostra, Denise Mattar, Raimundo Cela é um dos principais criadores da visualidade cearense, ao destacar em sua obra pescadores e jangadeiros e a intensa luz das praias cearenses e as nuvens rosadas do céu equatorial. “Cela descartou a representação do nordestino como o sertanejo miserável e faminto, para mostrar o trabalhador forte e decidido do litoral. Suas composições, minuciosamente construídas, são plenas de ritmo e emoção. Elas reúnem a precisão do engenheiro à sensibilidade do artista, o épico ao cotidiano, a precisão do desenho à energia da cor”, afirma.

A exposição reúne obras do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Dragão do Mar, do Palácio da Abolição, do Palácio Iracema, em Fortaleza, e do próprio Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, além de 15 coleções particulares de Fortaleza, Rio e São Paulo. Em contribuição à preservação da memória do artista e de sua obra, o projeto realizou o restauro de quatro obras que serão exibidas ao público pela primeira vez: Rendeira (1931, óleo sobre madeira, 32 x 40,5 cm); Cabeça de vaqueiro (1931, óleo sobre madeira, 38 x 46 cm) e Cabeça de Jangadeiro (1933, óleo sobre madeira, 38 x 46 cm) e Catequese (Óleo sobre tela 190 x 200 cm).

A mostra abre com desenhos e óleos de seus primeiros trabalhos, marcados pela influência do academicismo, ou seja, obras determinadas pelo perfeito domínio da técnica clássica, na composição de telas figurativas, evocações à Antiguidade Clássica e à paisagem brasileira. Nesse setor, destaca-se, entre outras, o Último diálogo de Sócrates (1917), obra premiada pela Escola Nacional de Belas Artes com uma viagem ao exterior.

Por causa da Primeira Guerra, a viagem acontece apenas em 1920, justamente o princípio dos anos loucos da capital francesa, onde Cela dedica-se aos estudos da gravura em metal, dando uma nova perspectiva à sua obra, não apenas na técnica, como também na temática. Ao longo dos anos em que permanece na Europa, como o público verá na exposição, seus desenhos, óleos e gravuras retratam cenas da paisagem francesa, como na tela Paisagem de Saint-Agrève (1921), e da realidade parisiense e de seus tipos, em estudos de nus e nos desenhos Ferreiro e Funileiro (1921).

Seus trabalhos despertam atenção da crítica parisiense e ele tem obras selecionadas para o Salon des Artistes Français. Nesse momento o artista sofre um AVC que o impede de pintar. Retornando ao Brasil, reside em Camocim e fica sete anos sem pintar. Volta a fazê-lo em 1929 e já realizando a temática que será a sua marca.

Um dos grandes destaques da exposição e da obra de Cela, o painel Abolição (1938), estará reproduzido em suas dimensões originais. Primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura, em 25 de Março de 1884, o Ceará, terra-natal de Cela, encomenda a ele, em 1938, um painel que simbolize o momento histórico tão marcante para o Ceará e para o Brasil.

Raimundo Cela, sendo um moderno, nunca foi um modernista. O valor da arte de Raimundo Cela deve-se ao fato de ter sido concebida à margem das escolas, de não ter sido contaminada pelos modismos passageiros.

Nas palavras de Cláudio Valério Teixeira (artista plástico, restaurador e crítico de arte): “Na obra de Cela nada é inocência, tudo é fruto de planejamento, economia e técnica. Mas tudo é também movimento, força, agilidade e graça. Sua arte não procura simplesmente imitar as coisas representadas, é de uma beleza solene, meio melancólica, mas luminosa”.

O pintor, após um período em Fortaleza, retornou ao Rio de Janeiro em 1945. Tornou-se professor de gravura em metal da Escola Nacional de Belas Artes, cargo que ocuparia até a sua morte, em 1954. Nesta última fase da carreira, Cela foi duas vezes premiado com a medalha de ouro do Salão Nacional de Belas Artes.

Em cartaz até dia 26 de março de 2017, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até das 20h30). Gratuito.





► A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira [ÚLTIMA SEMANA!]

A partir de 18 de janeiro (quarta-feira), o Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abrem para visitação a exposição A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira. Dois dias antes (segunda-feira 16, às 19h), é realizada uma mesa com o curador da mostra Diógenes Moura e o fotógrafo cearense Tiago Santana sobre os 10 anos de pesquisa que culminaram nessa exposição e o trabalho do fotógrafo, voltado para a arte e a religiosidade.

Em cartaz até 26 de março, A Arte da Lembrança perfaz um percurso iconográfico deste sentimento pessoal e universal, a saudade, registrado nos trabalhos em exibição em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, em variados estilos e linguagens. São nomes de representatividade na produção fotográfica do Brasil, como Alcir Lacerda, Alberto Ferreira, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e o cearense Márcio Távora.

Além da curadoria de Moura, a exposição tem pesquisa de Samuel de Jesus e projeto expográfico de Henrique Idoeta Soares e Érica Pedrosa, do Núcleo de Produção do Itaú Cultural. Ela chega a Fortaleza, seguindo uma itinerân
...

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.