Cine Rebuceteio

O Cine Rebuceteio, cineclube mensal que exibe filmes brasileiros contemporâneos inéditos em Fortaleza, prepara para 19 de junho a sessão dupla do curta-metragem “Aquele Cara” (2013), dirigido por Dellani Lima e estrelado por Jonnata Doll, e do longa-metragem “Planeta Escarlate” (2016), dirigido em parceria entre Dellani e Jonnata. A sessão começa às 19 hotas, no Cinema do Dragão, e será seguida de debate com Dellani Lima. A entrada é gratuita.
O documentário/experimental “Aquele Cara” é um manifesto pela liberdade individual em tempos de conservadorismo, uma prosa biográfica sobre Jonnata Doll, um dos artistas contemporâneos mais expressivos de Fortaleza. Sob direção atenta de Dellani Lima, o músico mergulha sobre sua identidade pessoal e profissional. A obra foi exibida em importantes festivais de cinema, como o Kinoforum e a Mostra do Filme Livre.
Já em “Planeta Escarlate”, Dellani e Jonnata compartilham o cargo de diretor. Durante sua desintoxicação, um ex-viciado testemunha a passagem de um misterioso planeta sobre o eixo da terra. É a primeira experiência de Jonnata na direção de um longa-metragem.
“Essa sessão coroa uma parceria entre Dellani Lima e Jonnata Doll. Ambos moram hoje em São Paulo, mas possuem relações íntimas com a cena cultural alternativa de Fortaleza. Dellani estudou no Instituto Dragão do Mar e Jonnata Doll é um dos mais importantes artistas da nova geração contemporânea cearense. Jonnata é um grande músico, mas é também um performer. Sua obra combina uma relação muito potente entre criação e vida, um sentimento muito forte de liberdade e independência de todos os padrões. O longa e o curta falam exatamente disso. É incrível ver Jonnata como ator e diretor, e a parceria com Dellani, com sua trajetória no cinema, potencializa esse gesto criativo. O longa 'Planeta Escarlate' também foi fotografado pela cearense Wanessa Malta. É muito bacana, e infelizmente ainda raro, ver uma mulher assinando a direção de fotografia de um filme”, afirma Marcelo Ikeda, curador e coordenador geral do evento.
Na entrada da sessão, será distribuído um folheto com uma crítica escrita especialmente para a ocasião. As exibições do Cine Rebuceteio serão mensais, sempre na terceira segunda-feira do mês, entre maio e dezembro de 2017. O evento tem o incentivo da Secretaria de Cultura do Ceará, como projeto contemplado no Edital de Cinema e Vídeo 2015.
Fichas Técnicas:
“Aquele Cara”
(2013, Documentário/Experimental, 19', Cor)
Sinopse: Em tempos de conservadorismo, um manifesto pela liberdade individual. Uma prosa biográfica sobre Jonnata Doll, um dos artistas contemporâneos mais expressivos de Fortaleza, Ceará.
Produção Executiva, Direção, Roteiro, Fotografia, Som e Montagem: Dellani Lima
Montagem: Ana Moravi
Elenco: Jonnata Doll e Carmen Romero
“Planeta Escarlate”
(2016, Ficção, 85', Cor)
Sinopse: Durante sua desintoxicação, um ex-viciado testemunha a passagem de um misterioso planeta sobre o eixo da terra.
Argumento, Roteiro e Direção: Dellani Lima & Jonnata Doll
Elenco: Jonnata Doll, Laila Pas, Biagio Pecorelli, Edson Van Gogh e Marcelle Louzada
Figuração: Seu Gabriel, Marko Santana, Iggy e Rodrigo Lacerda Jr (Voz Off - Rádio)
Fotografia: Wanessa Malta
Som Direto: Ana Moravi
Produção Executiva: Leandro Martins, Ana Moravi e Dellani Lima
Direção de Produção: Leandro Martins, Tarley Mccartiney e Ana Moravi
Trilha Sonora: Miguel Javaral
Desenho De Som: Miguel Javaral & Dellani Lima
Montagem: Dellani Lima
Produção: Márcio H. Soares
Assistente de Arte e Produção: Marco Santana
1º Assistente de Direção: Tarley Mccartiney
2º Assistente de Direção: Márcio H. Soares
Direção de Arte e Figurinos: Julio Art
Colaboração: Fernando Martins Marcklano Lima
Texto Rádio Off: Marcelo Ariel
Motion Graphics - Planeta: Leonardo Cata Preta
Coprodução: Colégio Invisível & Borun Watu Filmes
Sobre o Cine Rebuceteio
O Cine Rebuceteio foi assim nomeado como uma singela homenagem ao filme “OH! Rebuceteio”, realizado em 1984 pelo diretor Claudio Cunha. O filme ficou por muito tempo legado ao estigma de uma pornochanchada grosseira, mas, nos últimos anos, houve uma revisão crítica que alçou o nome de Claudio Cunha a um grande artesão do cinema brasileiro, com outros títulos, como “Snuff”, “Vítimas do Prazer” e “O Gosto do Pecado”. “OH! Rebuceteio” foi exibido com grande destaque no prestigioso Festival de Rotterdam, em 2012, dentro da retrospectiva do cinema brasileiro que ocorreu neste festival. Além do irresistível bom humor que o título aponta, a proposta do Cine Rebuceteio é apontar para o fato de que muitos filmes nocinema brasileiro não conseguiram reconhecimento crítico no momento de sua produção, mas uma fortuna crítica fez com que, décadas depois, esses filmes pudessem ser melhor avaliados e pudessem ser reconhecidos em suas propostas artísticas.

Serviço
Cine Rebuceteio - “Aquele Cara” e “Planeta Escarlate”
Data: 19 de junho de 2017
Horário: 19 horas
Local: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Entrada gratuita.

Comentários