Foto: Marcos Studart / Governo do Ceará / Divulgação
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O Instituto Ayrton Senna e o Governo do Ceará assinaram, nesta segunda-feira (28/08), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, um termo de cooperação para assessoria técnica. O intuito é desenvolver as competências socioemocionais de estudantes da rede estadual de ensino.
A solenidade contou com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, da primeira-dama, Onélia Leite de Santana, do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna (foto).
A parceria tem como foco a promoção da educação de tempo integral no Ceará. A ação vai compor quatro horas semanais a mais na carga horária dos alunos do Estado, a princípio, em 130 escolas que possuem Núcleos de Competência Socioemocional, o que corresponde a 20% da rede. Em 2017, foram selecionados 30 psicólogos, que passaram por treinamento e já estão atuando.
Presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna destacou a evolução do Ceará na Educação nos últimos anos, e afirmou que o Estado dá um passo importante ao firmar o compromisso com iniciativas voltadas para competências socioemocionais. A organização tem ações no Estado desde 1997 e, segundo testemunha a dirigente, registra um crescimento no desempenho escolar dos alunos da rede pública surpreendente.
"Viemos para cá num momento em que se tinha indicadores cognitivos muito ruins, e o Estado abraçou esse compromisso de desenvolvimento das crianças com toda a força. Hoje o Ceará é referência no Brasil. E hoje quer ser fronteira como já foi há 20 anos. Ele quer trazer essa inovação para suas redes, de maneira que ele possa ser exemplo para o Brasil de forma plena, que as crianças podem ser exemplo não só na escola como também na vida. O Ceará é mais acelerado. Tem uma garra, determinação e abertura que deixam os outros estados lá atrás", afirmou Viviane Senna.
Viviane Senna falou ainda sobre a necessidade de se olhar a Educação para além da fronteira cognitiva. Preparar o aluno como cidadão, ultrapassando a barreira dos conhecimentos básicos e cuidando de sua estrutura emocional de acordo com o contexto social no qual está inserido. Questão esta que envolve não somente Educação, mas também Segurança, e pode trazer ganhos em diversos setores da sociedade. Um desafio, segundo ela, não só do Brasil, mas do mundo inteiro.
"O modelo de escola vigente hoje foi criado no século XIX. Temos uma escola do século XIX, um professor do século XX e um aluno do século XXI. O que precisamos é trazer essa escola para o século XXI. Isso significa mais do que levar smartphones e tablets para escola. Significa oferecer uma educação que vai além da fronteira cognitiva. O mundo precisa muito mais do que isso. Hoje o que se aprende na escola só é linha de largada, não linha de chegada. É preciso ser criativo, organizador, flexível, inovador, liderar, ser liderado, ter iniciativa, ter disciplina, foco, tudo isso é necessário para uma pessoa dar certo", disse.
O governador Camilo Santana sancionou no último dia 20 de julho a Lei que define a nova política de Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual de ensino. A Lei autoriza a oferta do Tempo Integral com jornada diária de 7 a 9 horas ou no mínimo 35 horas semanais, em 71 escolas que já estão em funcionamento, assim como nas próximas que de forma progressiva vierem a ser criadas.
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