Pular para o conteúdo principal

Tasso diz que sai da presidência do PSDB quando Aécio "resolver voltar"


Foto: Arquivo
Em entrevista por telefone para a rádio Jovem Pan, de São Paulo, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) voltou a colocar o cargo de presidente do PSDB à disposição. "O meu cargo é interino. Portanto, no dia em que o presidente eleito do partido resolver voltar do afastamento em que ele se encontra, o cargo é dele. Agora, enquanto eu estiver na presidência do partido, mesmo que interina, nós vamos seguir a orientação que nós temos dado de acordo com a maioria", sustentou.

Mesmo assumindo toda a responsabilidade pelo conteúdo exibido, Tasso informou ter ouvido várias instâncias do partido sobre o programa de TV da legenda, que foi ao ar semana passada. De acordo com ele, o senador Aécio Neves, presidente afastado, foi a única liderança que não gostou.

"O programa é de total responsabilidade minha. Isso não significa que eu não tenha ouvido outras lideranças do partido antes de o programa ser terminado e ir ao ar. Nós ouvimos as lideranças mais representativas do partido em várias instâncias: do Senado, da Câmara; o ex-presidente Fernando Henrique, por exemplo; e o próprio senador Aécio Neves. Eu tenho que ser justo com o senador Aécio Neves. Ele viu e não gostou e reclamou do programa. Portanto, foi a única liderança que não gostou", afirmou Tasso.

Ainda sobre o programa, ele considerou não haver motivo para tanta celeuma e revolta. "Porque não atinge ninguém diretamente. Não ofende ninguém. Ele não agride ninguém. Ele simplesmente fala em duas coisas: uma revisão de erros cometidos pelo partido e a defesa do parlamentarismo contra o presidencialismo que nós chamamos de cooptação. É só isso. Por quê tanta raiva de alguns setores? Não há uma justificativa racional", comentou.

OPOSIÇÃO A TEMER
O líder tucano também voltou a pregar o desembarque do governo do presidente Michel Temer (PMDB), com a entrega dos cargos que ocupa, mas sem fazer oposição sistemática aos moldes do PT. "Eu defendi isso. Agora nunca ficar contra o governo e assumir uma oposição como a do PT, por exemplo: 'Fora, Temer!', votar sistematicamente contra o governo ou fazer uma oposição ostensiva contra o governo. O que eu defendi foi sair do governo para que nós pudéssemos ter a isenção necessária para, desta forma, fazer uma revisão de todos os nossos equívocos e acertos. E assim preparar para o futuro um novo programa de partido, em que se tivesse os princípios do partido muito bem delineados", explicou Tasso.

Perguntado sobre a existência de uma articulação promovida por Aécio para tirá-lo do comando da sigla e mudar o vice-presidente, Tasso disse que basta o senador mineiro redigir um documento e "em cinco minutos" a questão ficaria resolvida. "Não precisa articular nada. É só o senador Aécio Neves querer. Em cinco minutos, ele resolve isso. Ele escreve um documento dizendo que volta ao partido. E,  se quiser indicar alguém ou ficar na presidência, ele faz um documento. Isso é muito simples de fazer. Eu não posso reclamar ou me rebelar ou me revoltar contra isso, porque eu tenho consciência de que estou numa interinidade e que o presidente efetivo não renunciou, que é o senador Aécio Neves. Agora, evidentemente, que existe uma ala do partido também, muitos deputados e senadores, a maioria dos eleitores, que quer uma revisão, quer mudar algumas das atitudes tomadas pelo partido no passado", respondeu.

Com relação à antecipação de uma convenção para a escolha do novo comando, Tasso não considera a saída. "Nós queremos não somente fazer uma nova convenção nacional, fazer também um congresso. São dois intuitos diferentes. A convenção para eleger uma nova executiva, um novo presidente. Um congresso para discutir o programa do partido e os princípios, as chamadas cláusulas pétreas; ou seja, quais os princípios que, independente de conjunturas, são permanentes no partido. Isso depois de muitas discussões que terão que ser feitas. E começando por convenções municipais e zonais. Em seguida, as estaduais. Estou falando de três meses, quatro meses", disse

Tasso rebateu críticas de que isso poderia estender o "racha" interno na legenda e levar a uma eventual perda de integrantes. "Isso não é custo. É vantagem. É o debate que faz o partido. O PSDB nasceu e sempre foi um partido democrático internamente, porque não tem dono. E o debate de ideias divergentes é o que faz chegar a ideias convergentes. Hoje, nós temos divergências pontuais. Mas nós temos que debater internamente muito e discutir aquilo que nós queremos que o partido seja no futuro. Isso é bom. Em todo grande partido democrata, existe isso. E não é ruim. É bom. E sempre existiu", ponderou.

Tasso comparou o momento atual ao vivido em 1994, quando o PSDB elegeu Fernando Henrique Cardoso logo após superar uma polêmica interna se deveria ou não apoiar o então presidente Fernando Collor. "Se você se lembrar, o partido saiu forte para presidência da República em 1994, quando houve um longo debate interno para discutir se o partido ia ou não para o governo Collor. Houve uma discussão interna muito forte e nós não saímos rachados. Chegamos a uma conclusão. E, um ano depois, dois anos depois, o partido novo, naquela época, elegia o Fernando Henrique para a Presidência da República com um programa de governo totalmente novo".

ELEIÇÕES 2018
Para as eleições para presidente do Brasil em 2018, Tasso disse que "o PSDB deve oferecer ao País uma alternativa concreta de que se pode fazer política com decência, com honestidade e com dignidade". Para isso, continuou o tucano cearense, essa grande discussão; para isso essa revisão e até esse execício de mea culpa. "É preciso reconstruir para o país uma alternativa desse tipo, porque quando nós falamos de problemas na política não estamos falando só do PSDB. É menos até no PSDB. Toda política está desacreditada. Nós temos de construir a base para lançar um candidato que tenha como base, tenha como lastro, essas características", pontuou. 

Tasso elogiou Alckmin e Doria. "Sem dúvida nenhuma o governador Alckmin e o prefeito Dória são quadros notáveis. Um governador de São Paulo e o outro, prefeito de São Paulo, que, por si só, são candidatáveis a presidente da República".  Mas não descartou o surgimento de um novo nome dentro do PSDB para a disputa: "Só que podem aparecer também outros candidatos até lá. Se isso acontecer, nós estamos propondo, entre fevereiro e março, prévias dentro do partido", completou. Finalizando a entrevista, Tasso afirmou que para além dos números de pesquisa, a definição do nome para a disputa deve levar em consideração "a credibilidade interna dentro do partido e o programa que o candidato vai defender".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".