Pular para o conteúdo principal

Exposição Memórias do Futuro em Ruínas - Mariana Smith


Fotos: Divulgação
A exposição "Memórias do Futuro em Ruínas", de Mariana Smith, será aberta na próxima quinta-feira (26/10), no piso intermediário do Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A visitação prossegue até o dia 25 de novembro. Trata-se de um olhar para o litoral cearense a partir de um recorte anacrônico entre as Dunas desse litoral e a Praia do Futuro, em Fortaleza.

A distopia do projeto futurista é deflagrada em ruínas e fragmentos de uma arqueologia que emerge das dunas e nos conecta a outro tempo, ainda presente. Em trabalhos de vídeo, fotografias e instalações a Mostra redesenha, por uma espécie de cartografia do ventos, a paisagem conhecida. Contemplada pelo edital Temporada da Arte Cearense a exposição é fruto da pesquisa de mestrado da artista Mariana Smith.

A exposição poderia ser entendida como uma conversa com o vento atravessada por seus gestos, seus rastros, seus movimentos. Em cada trabalho, Mariana Smith deixa-se mover pela natureza incerta dos ventos, captando-os sem capturá-los. É pela experiência da observação, do estar presente, do caminhar, que a artista trilha um percurso que nos permite desvelar estruturas sutis encobertas ou moduladas pelos fortes ventos do Ceará.

Como ponto de partida, a artista elege duas localidades daquela região: os campos de dunas do litoral oeste do estado, e a Praia do Futuro, ainda considerada a principal do perímetro urbano de Fortaleza. As distâncias geográficas entre esses lugares são, então, subtraídas a favor da construção de um olhar anacrônico tecido pelo vento que os aproxima. Trata-se de um fazer arqueológico interessado numa temporalidade que escape ao continuo de uma história evolutiva, abrindo frestas para pensar o presente. 


Contrária à falaciosa ideia de progresso, a artista volta-se para a necessidade de investigar os aspectos residuais de uma história oca. Diante da exigência de deter atenção no exercício árduo de olhar para o agora, os trabalhos de Mariana Smith provocam uma pergunta subjacente: sobre qual história estamos nos referindo, uma vez que a cidade de Fortaleza parece desmemoriada de seu passado e empenhada em um futuro inalcançável?

Muitas das fotografias que compõem a exposição revelam uma cidade em abandono, em ruína, corroída pela maresia, pelo tempo, pelos ventos. Dessas ruínas, a artista deflagra, com acuidade, o próprio tempo que ali se esconde, invadindo as estruturas arquitetônicas à deriva. As imagens carregam uma consciência do colapso e revelam uma cidade que deixa seu passado ser soterrado em prol de uma projeção de futuro que nunca chega. Nesse impasse, trava-se o embate entre as forças da natureza e a ideia de desenvolvimento para um tal progresso imaginado. Nessa luta, movida por paradigmas econômicos, os resultados são desfavoráveis para todos.

E é sob a égide de um imaginário coletivo povoado pela ideia de um “país do futuro” que surge, então, o empreendimento do bairro “Praia do Futuro” anunciado, em 1966, pela imobiliária Antônio Diogo que, com a criação de novas avenidas, via na venda de loteamentos na região uma grande chance de lucro. Contudo, em 1984, a imobiliária entra em falência e aquele futuro - que já havia sido anunciado pelo jornalista Luciano Carneiro na primeira página do Correio do Ceará de 4 de março de 1949 com a manchete “Praia do Futuro”, colapsa.

Pelos resíduos desse abandono do futuro, Mariana Smith deixa-se levar pelos ventos até os campos de dunas onde recentemente foram localizados resquícios arqueológicos soterrados pelas areias movidas pelos ventos. Numa região cuja aridez impõe ao enraizamento desafios, descobre-se que ali onde hoje são dunas antes houvera uma comunidade, talvez nômade, que vivera na região há aproximadamente 2 mil anos. Nesse mar de areia, muitas narrativas se sobrepõem como num palimpsesto sem um começo e sem um fim. Por meio de uma escuta atenta, a artista não investe esforços num enfrentamento, apenas deixa-se estar entre os fortes ventos. O trabalho de Mariana Smith propõe uma cumplicidade que potencializa a crítica à recorrente ideia de progresso e seus empenhos ferozes de tudo controlar. A exemplo da instalação de usinas de energia eólica na faixa litorânea de Barroquinha, os ventos são vistos como recurso a ser capturado para beneficiar apenas uma parcela bem restrita da população do país. 
   

Memórias do Futuro em Ruínas torna-se, portanto, uma espécie de cartografia dos ventos que nos orienta a uma ruptura entre a exigência de manutenção de modelos econômicos tradicionais que insistem num sistema estável de referências, e a negação necessária da certeza para a articulação de novas exigências, significados e estratégias culturais no presente político como prática de resistência. Como no conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa, o trabalho de Mariana Smith faz-se presença silenciosa e incômoda ao potencializar outros enunciados capazes de recriar tempos e espaços, uma resistência ao desalento. (De Carolina Soares)



Serviço
MEMÓRIAS DO FUTURO EM RUÍNAS
Exposição da artista Mariana Smith
Abertura: 26 de outubro de 2017 (Quinta)
No piso intermediário do Museu da Cultura Cearense,
no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Visitação de 27 de outubro a 25 de novembro de 2017.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".