Vai 'nevar' em Fortaleza no Natal de Luz

A campanha Ceará Natal de Luz 2017 foi lançada hoje pela manhã, pelo coordenador Assis Cavalcante, em um café da manhã, na Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL) de Fortaleza. Na ocasião foi apresentada a programação completa, que começa no próximo dia 17, às cinco da tarde, e segue até o dia 23 de dezembro, encantando e iluminando a cidade.
Quem também esteve presente foi o presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, que destacou todos os patrocinadores e apoiadores do Ceará Natal de Luz. “Parece uma festa simples, mas não é. Ela começa a ser preparada em janeiro, para ser realizada no final do ano, não para”, revelou Severino.
Uma das novidades apresentadas é que, em pleno mês de novembro e com temperatura média que beira os 30º C, os cearenses verão nevar, na Praça do Ferreira, no Centro. As surpresas não param por aí. O Papai Noel promete também uma chegada em grande estilo no coração de Fortaleza.
A festa ainda vai contar com apresentações que vão emocionar o público, da Big Band, com Tenor Franklin Dantas e Soprano Samira Denoa, de teatro musical “A Sagrada Família” e “Chegou o Natal”, além do Coral Angelus e do Coral Joias de Cristo.
Para fechar a noite de abertura, o cantor e compositor Jorge Vercillo subirá, pela segunda vez, ao palco de um dos maiores eventos natalinos do País. Em 2008, o carioca encantou os fortalezenses e turistas com uma apresentação pra lá de especial.
Como já é tradição, o Coral de Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, se apresentará das sacadas do Hotel Excelsior, primeiro "arranha-céu" ainda de pé da Capital cearense, cantando hinos e músicas natalinas bastante conhecidos.
Praça Portugal - Repetindo o sucesso do ano passado quando o Ceará Natal de Luz contribuiu para a revitalização cultural de um importante espaço de nossa cidade, a Praça Portugal será mais uma vez palco do resgate das manifestações populares natalinas, caracterizadas principalmente pela religiosidade, cânticos e entretenimento. Entre as atrações artístico-culturais, o público assistirá, a partir de 26 de novembro e durante os três primeiros fins de semana de dezembro, a espetáculos de orquestra, tenores, corais, concertos e Autos de Natal, sempre aos sábados e domingos, a partir das 16 horas.
Passeio Ciclístico - O Passeio Ciclístico com Papai Noel, que teve a primeira edição em 2016 e promete envolver novamente os ciclistas no espírito natalino e na prática saudável de atividades esportivas, terá um percurso novo e maior. No domingo (três de dezembro), às 6h30, os ciclistas sairão da Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, passando pelo Centro da cidade e pela avenida Beira Mar com destino à Praça Portugal, na Aldeota.
Música, dança e teatro - O Cineteatro São Luiz também será palco do Ceará Natal de Luz nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, com espetáculos de música (maestro Poty Fontenele), dança (Edisca) e teatro (Blitz Intervenções).
Decoração - A decoração do Ceará Natal de Luz 2017 vai ilustrar a narrativa do Evangelho em sintonia com o lema “Cuidar e preservar a vida”, tendo o elemento água, símbolo de pureza e fonte de vida, como inspiração para os adornos natalinos (anjos, estrelas e pastores) nas cores azul, branca e dourada. As tradicionais árvores construídas nas Praças do Ferreira e Portugal virão com novidades este ano em referência a temática do evento natalino.
Os elementos e a iluminação do Natal de Luz enfeitarão também a Avenida Monsenhor Tabosa, Paço Municipal, Palácio da Abolição, Centro de Eventos do Ceará, Estoril, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), CDL, Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB).
Consciência ambiental - Pouco mais da metade da área total do Ceará é coberta por floresta e a Caatinga predomina sobre a vegetação. Mas, o bioma rico em biodiversidade não tem sido tratado como deveria, agravando os efeitos da estiagem que assola o estado há mais de cinco anos consecutivos. Por isso, o Ceará Natal de Luz vai reforçar neste ano a defesa da preservação de tudo o que é necessário para que todos possam conviver fraternalmente no bioma Caatinga.
A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas, reduzindo os problemas climáticos, será uma dessas ações. A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Em 2016, foram distribuídas 100 mil mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê. Para 2017, a previsão é distribuir 120 mil mudas.
Parceiros -  Ceará Natal de Luz é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, Moinho Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Prefeitura de Fortaleza e BNB. Tem ainda o apoio do Sindiônibus, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL e do Governo do Ceará.
Serviço – abertura do Ceará Natal de Luz 2017
Data: 17 de novembro
Hora: 17 horas
Local: Praça do Ferreira.

Comentários